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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Navegação Aérea

ILS categoria III em Curitiba exige adequação
A redução dos dias em que o aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, PR, ficou fechado em 2013 se deve ao fato de que já opera o ILS – Sistema de Pouso por Instrumentos nas categorias I e II. Além da adequação física do aeroporto, a implantação dos equipamentos exige o preparo das aeronaves e dos pilotos que irão operar com o ILS em qualquer das categorias. As empresas aéreas também precisam investir na preparação da equipe, que precisa de habilitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A instalação do sistema ILS categoria III envolve a administração do aeroporto e outros integrantes do setor aéreo, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Anac. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). O ILS é um Sistema de Pouso por Instrumentos (Instrument Landing System), composto por um conjunto de ferramentas instaladas em diversos pontos dentro e fora do sítio aeroportuário, permitindo aos pilotos a aproximação e pouso sob condições de visibilidade e teto reduzidos. Segundo os regulamentos brasileiros de aviação civil, para que um aeroporto opere numa categoria superior (CAT III) é necessário haver melhoramentos na infraestrutura. Entre eles, a aquisição de equipamentos de suporte e a execução de obras em áreas operacionais. Para atender as essas exigências, em março de 2013, a Infraero iniciou o processo de aquisição do radar de superfície e também está realizando as obras complementares na pista principal de pouso e decolagem.