Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 24 de agosto de 2014

Especial de Domingo

Nos dias 21 e 22 de agosto, a sede do NINJA recebeu a exposição "Jahú - Influência de uma época", organizada pelo pesquisador Alexandre Ricardo. Foi mais uma atividade do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, empenhado em levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens. Confira nas fotos a seguir o entusiasmo da garotada.
Bom domingo!

JAHÚ - Influência de uma época
O hidroavião Jahú fez a primeira travessia do Atlântico Sul sem escalas, voando da África (Cabo Verde, cidade Praia) até o Brasil (Fernando de Noronha), no dia 28 de abril de 1927. O voo havia começado seis meses antes em Gênova (Itália) e enfrentou diversos problemas. Depois de Fernando de Noronha, o Jahú foi recebido com festas em Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos até o último pouso na represa de Santo Amaro (Guarapiranga), na cidade de São Paulo, em agosto daquele mesmo ano.

Na exposição "Jahú - Influência de uma época", o pesquisador Alexandre Ricardo retrata a espetacular travessia do Oceano Atlântico com o hidroavião Jahú, em 1927, comandado pelo brasileiro João Ribeiro de Barros.


Mais de 50 itens e curiosidades, além de revistas, filmes e palestras integram a exposição que aconteceu no Colégio Dominique, sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, em Ubatuba-SP.

A promoção foi do Instituto Salerno-Chieus e contou com o apoio cultural da GEASC Auditoria, Aeroclube de Ubatuba, Pousada Manobra e Restaurante Alentejano.

O evento integrou também as comemorações dos 25 anos da Biblioteca Hans Staden - instituição auxiliar do Colégio Dominique - e para o público infantojuvenil houve sorteio do livro Jahú - Sonho com Asas, de Ivan Jaf, com ilustrações de Ronaldo Barata, da Editora Panda Books.

Enfim, uma atividade cultural para todas as idades. Vale registrar a frase de Alexandre Ricardo, criador da exposição: "Quero deixar uma semente de contribuição com nossa História para que não caia no esquecimento das gerações futuras."

Sem dúvida, uma nobre iniciativa, que permitiu levar a garotada num fascinante voo ao passado.

Saiba mais: Blog do Ninja em 4/5/2014