Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aviação Regional

Azul prorroga operação no Aeroporto de São José dos Campos
A Azul Linhas Aéreas decidiu prorrogar até 20 de dezembro deste ano as operações da empresa no Aeroporto de São José dos Campos-SP. A aérea informou que vai aguardar o desfecho da votação da Medida Provisória do governo federal que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, que prevê a concessão de benefícios às companhias aéreas para operar em cidades em que a demanda não é tão grande. A intenção inicial da empresa aérea era de encerrar as suas atividades no terminal de São José dos Campos a partir do dia 13 deste mês. Após pressão e negociações dos governos municipal e federal, a Azul reviu a sua decisão e decidiu permanecer no aeroporto, mas com operação reduzida. Atualmente, a empresa opera três voos diários para o Rio de Janeiro e vice-versa. A aérea alega que opera com prejuízo no município. “Na situação financeira e econômica atual de São José dos Campos, o aeroporto é inviável. A empresa opera com prejuízo”, declarou em outubro o presidente executivo da companhia, Antonoaldo Neves.

Revés
A Medida Provisória de estímulo à aviação regional precisa ser votada até o dia 24 deste mês, se não perderá a sua validade. A proposta do governo prevê subsídios para até 50% da capacidade do avião limitado o teto de 60 assentos. Esse subsídio beneficia diretamente a Azul que opera aviões da Embraer com capacidade para até 110 passageiros. No entanto, o plano do governo teve alteração no Congresso Nacional. Os parlamentares decidiram retirar o limite-teto de 60 assentos, o que passaria a beneficiar outras companhias que operam jatos maiores, como TAM e Gol. A direção da Azul reagiu e admitiu à imprensa que se esse texto prevalecer a empresa pode deixar de operar em pelo menos 20 cidades.

Interesse
O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, disse a O VALE estar confiante de que o Aeroporto de São José vai despertar o interesse de outras companhias a partir da edição do plano de apoio à aviação regional. “Reclamavam que o terminal era pequeno. Foi reformado e ampliado e agora está sub-utilizado”, disse. A Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária) informou em nota que há empresas aéreas regulares que demonstraram interesse em operar na cidade principalmente após a obra de ampliação da infraestrutura. Segundo a empresa, a entrada de novas empresas aéreas dependerá dos resultados dos estudos técnicos que elas estão realizando para incorporar o aeroporto em suas rotas. “A Infraero está prestando todas as informações técnicas necessárias para subsidiar esses estudos, inclusive com apoio da prefeitura quanto aos dados econômicos da região”.

Ponto de vista
Professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Cláudio Jorge avalia que a Azul espera a regulamentação do subsídio às operações da empresa em rotas regionais prometido pelo governo para ampliar ou não a oferta de voos em São José dos Campos. “O aeroporto pode ser beneficiado a princípio, porém não me parece que hoje tenha sérias deficiências que impeçam o crescimento da oferta de voos. Por isso, não deve ter prioridade agora”, disse.

Saiba mais:

Expectativa
A Azul prorrogou para o dia 20 de dezembro as operações da empresa no aeroporto de São José dos Campos, para aguardar o desfecho da votação do plano de apoio à aviação regional no Congresso Nacional.

Interesse
Segundo a Infraero, há interesse de outras empresas regulares de aviação em operar no terminal de São José dos Campos.

Ampliação
O aeroporto foi ampliado e as obras foram entregues em julho deste ano. A capacidade pulou de 190 mil passageiros/ano para quase 600 mil.

Usuários querem mais voos no Vale
Usuários do terminal de São José dos Campos torcem para a ampliação da oferta de voos no aeroporto. “Sempre utilizo o aeroporto, porque facilita muito descer direto em São José do que em Guarulhos”, disse Rodrigo Veloso, administrador. “Trabalho em Caraguá e descer em São José dos Campos é mais fácil”, disse Antonio Santos, também administrador.

Aeroporto ganha uma nova cafeteria
Começou a funcionar no terminal de São José dos Campos uma lanchonete/cafeteria. O espaço gastronômico integra o plano de ampliação do aeroporto, que teve investimento de R$ 16,6 milhões pela Infraero. Segundo a empresa, a concessão do espaço para oferecimento de lanches foi feita mediante licitação pública e o prazo de uso é de sete anos. 

Texto: Chico Pereira

Foto: Claudio Vieira

Fonte: O Vale