Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 21 de dezembro de 2014

Especial de Domingo

Selecionamos publicação do Sentando a Pua! onde o editor Luis Gabriel presta homenagem a mais um aniversário do Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.
Boa leitura.
Bom domingo!

71 anos do Grupo de Caça
Pouco antes de completar um ano de existência, o 1º Grupo de Caça já era destaque no Teatro de Operações.
Imagem: reprodução do jornal A Noite de 07 DEZ 1944 

E lá se vão 71 anos....
No dia 18 de dezembro de 2014, o 1º Grupo de Aviação de Caça celebrou mais um aniversário.
Esta unidade, criada ainda nos primórdios do Ministério da Aeronáutica é, sem dúvida, a mais expressiva unidade aérea latino-americana de todos os tempos.
Seus feitos durante a Segunda Guerra Mundial, no Teatro de Operações da Itália, fizeram com que seu nome fosse escrito para sempre na história, ao ser a única unidade aérea estrangeira, durante a segunda guerra, a receber do governo dos EUA a Presidential Unit Citation.
Para se entender a dimensão desta honraria, vale dizer que esta condecoração somente é outorgada àquelas unidades que demonstram extraordinário heroísmo em ação contra o inimigo.
Pena que atualmente a maioria dos brasileiros desconheça quase que por completo esta história.
Nero Moura, Pamplona, Lafayette, Joel, Fortunato e Lagares, não são parte da escalação de um time de futebol do tempo dos nossos avós e pais, são sim, parte da nata de aviadores que deixou o Brasil para ir representar a Força Aérea Brasileira na Europa.
Junte a estes bravos mais uns 450 homens e mulheres e terá formado o 1º Grupo de Aviação de Caça.

Palavras do Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Ten Cel Almeida

Hoje, os remanescentes do 1ª GAvCa que estiveram na Segunda Guerra já não são mais aquele grupo de jovens que atravessou o Atlântico, porém o entusiasmo é o mesmo quando se trata de Força Aérea Brasileira.
Puxe um ADELPHI perto deles e verá que a plenos pulmões eles o seguirão, e em seguida, com lágrimas nos olhos, cantarão o Carnaval em Veneza.
Este ano, na Base Aérea de Santa Cruz, só quatro deles puderam estar conosco: o Joãozinho, mecânico de primeira linha "dono" do avião do Tenente Eustórgio, o Osias, ajudante de ordens do Comandante Nero Moura, o Ferreirinha, que fazia manutenção nos rádios dos poderosos P-47, e finalmente o Perdigão, último remanescente da 1ª ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação).

Praça Senta a Pua com o hangar do Zepellin ao fundo. Foto: Luis Gabriel

Infelizmente o tempo é implacável, e nossos Veteranos estão nos deixando ano após ano, mas cabe ressaltar que as gerações de caçadores que os precederam vem mantendo a tradição e o legado que eles criaram.
Assim, no dia que todos eles tiverem se apresentado ao Comandante Nero Moura, fica a certeza de que esta história ainda será contada por muitas gerações.

Veteranos do 1º GAvCa cantando o Parabéns Prá Você, bradando um ADELPHI! e fechando com o canto do Carnaval em Veneza

PARABÉNS ao Grupo de Caça!!!

Um grande ADELPHI!


Grupamento do 1º GAvCa bradando o seu grito de guerra durante o desfile militar:

SENTA A PUA! BRASIL!!


Saiba mais:
Blog do Ninja de 23/2/14, 16/9/12, 19/12/11, 20/11/11.