Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Tecnologia

Estudantes de Manaus (AM) criam sistema para evitar colisão de ave com aeronave
Criado por alunos da Fundação Nokia, projeto “Falcon” consiste em um equipamento que emite frequência sonora capaz de repelir pássaros. Desequilíbrio causado pelas áreas de lixo urbano aumenta número de acidentes. Alunos desenvolveram projeto ao longo de oito meses (Erica Melo)

Enquanto aves e aeronaves parecem dividir o espaço aéreo pacificamente, a sua convivência é prejudicada com extremo risco. No caso da colisão com uma aeronave, um único pássaro tem o potencial de causar danos severos, levando em alguns casos à perda total da aeronave, sua tripulação e passageiros. Pensando nesses e outros possíveis incidentes, os jovens Gabriel Miller, Lucas Silva e Reinaldo Soares, que cursam o 3º ano de Telecomunicações no Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia, desenvolveram um protótipo que une hardware e software para emitir uma frequência sonora capaz de repelir pombos e urubus. “A ideia surgiu a partir da verificação de que os urubus podem causar acidentes aéreos ao se chocar com aeronaves e a presença delas ao redor de aeroportos é uma constante em muitos aeroportos, principalmente em cidades do interior do Amazonas. Já os pombos podem transmitir várias doenças através de suas fezes”, explica Reinaldo, de 19 anos. “O prejuízo que os pombos causam com suas fezes é enorme. Além disso, ao efetuar a limpeza desses excrementos com uma vassoura e pá, por exemplo, é causar uma poeira tóxica que pode ser inclusive letal”, completa Gabriel.

Sistema Ultrassônico
O projeto recebeu o nome de Falcon – Sistema Ultrassônico para Controle Aviário em Ambientes Aeroportuários e Domésticos – e foi apresentado pela primeira vez na Feira Norte de Tecnologia e Ciência, realizada pela Fundação Nokia no dia 19 de novembro. O trio desenvolveu o projeto ao longo de oito meses, com a orientação do professor Marcelo Ribeiro, e agora aguarda um componente importado da China para aumentar a capacidade de alcance do protótipo. “O usuário entra no software e escolhe a ave que deseja repelir, além o horário de início e final da onda sonora. O software envio um sinal para um microcontrolador que emite essa onda, que é inaudível para os seres humanos”, diz Rinaldo. Dessa forma, o projeto repele as aves sem lhes causar dano físico. “A prevenção de acidentes na aviação é um mercado de milhões de dólares, com muita tecnologia sendo desenvolvida constantemente”, relembra Gabriel. No Brasil, é observado o agravamento do risco de colisão de aeronaves com pássaros, principalmente em função do desequilíbrio ecológico causado pelas áreas destinadas à disposição de lixo urbano, além de matadouros, curtumes e postos de entrepesca que operam em desconformidade com a legislação em vigor no entorno dos aeroportos.