Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Incaer



Efemérides Aeronáuticas - Maio

1899 - Santos-Dumont realizou, no Jardim da Aclimatação em Paris, a primeira experiência com o seu balão dirigpivel nº 2. Com a mesma forma e comprimento do nº 1, tinha, no entanto, o seu diâmetro maior - o que elevou o seu volume para 2003 m³ - e o motor mais possante - potência de 4,5 cavalos vapor (11 de maio).

1902 - Faleceram, em Paris, o inventor brasileiro Augusto Severo e seu mecânico Georges Sachet, no desastre aéreo com o balão dirigível "Pax", de invenção de Augusto Severo (12 de maio).

1905 - O aeronauta português Guilherme Magalhães Costa realizou no Rio de Janeiro uma ascensão aerostática com o seu balão livre "Portugal", de 1.058 m³, levando na sua companhia o fotógrafo Paulino Botelho da "Gazeta de Notícias" (7 de maio).

1908 - Faleceu em Realengo, Rio de Janeiro, o 1º Tenente de Cavalaria Juventino Fernandes da Fonseca, no acidente com o balão aerostático que ele pilotava e que tinha sido adquirido pelo Exército Brasileiro. O Tenente Juventino foi o primeiro aeronauta das forças Armadas (20 de maio). 

1912 - Organizada pelo jornal "A Noite", foi realizada no Rio de Janeiro a primeira "Semana de Aviação", com a presença dos aviadores franceses Roland Garros, Barrier e Audemar e do italiano Ernesto Darioli. O prêmio instituído pelo jornal foi ganho pelo aviador francês Roland Garros.

1914 - Realizou-se, no Rio de Janeiro, uma prova de velocidade para aviões, com a participação do aviador brasileiro Ricardo Kirk. Pilotando um monoplano Morane Saulnier, Kirk sagrou-se campeão (24 de maio).

1920 - Foi realizada a primeira experiência, em vôo, do avião "Rio de Janeiro", construído no Brasil nas oficinas "Lages Irmãos". O avião, que era um monomotor sesquiplano, foi pilotado durante as experiências pelo aviador da Missão Francesa, Capitão Etienne Lafay (18 de maio).

1922 - O avião bimotor "Independência", construído no Brasil, nas oficinas Henrique Lage, na Ilha do Viana, realizou seu primeiro voo no Campo dos Afonsos.

1929 - Foi autorizada a funcionar no Brasil a empresa aérea Pan American Airways (Decreto nº 18.768). A Pan American adquiriu a Empresa de Transportes Aéreos, brasileira (28 de maio).

1930 - Chegada em Natal, vindo de São Luiz do Senegal, do aviador francês Jean Mermoz, pilotando um avião monomotor Latècoère 28, depois de ter realizado, em 21 horas, o primeiro vôo comercial com travessia do Atlântico Sul sem escalas (13 de maio).

1931 - Criação do Grupo Misto de Aviação, com sede no Campo dos Afonsos (Decreto nº 20.030). Esta foi a primeira Unidade Aérea da Aviação Militar, após a criação da Arma de Aviação (21 de maio).

1941 - As "Forças Aéreas Nacionais", criadas em 20 de janeiro receberam a nova designação de "Força Aérea Brasileira", pelo Decreto nº 3.323 (22 de maio).

1942 - Foi executado o primeiro ataque a um submarino inimigo feito por avião da Força Aérea Brasileira. Uma aeronave B-25 "Michell" atacou o submarino entre o Arquipélago de Fernando de Noronha e as ilhas Rocas (22 de maio).

1945 - Foi declarado de utilidade pública, para desapropriação, o ex-Hospital Itapagipe, transformado no Hospital Central da Aeronáutica, pelo Decreto nº 18.370 (28 de maio).

1957 - Criação da "Medalha Prêmio Força Aérea Brasileira" pelo Decreto nº 41.639, para galardoar os militares da FAB que se distingam por estudos sobre temas técnico-profissionais (31 de maio). 

Fonte: Incaer