Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Feira Itinerante: Luzes para a Educação

Grupo de pesquisa do IEAV leva experimentos para escolas de São José dos Campos (SP)

Iniciativa integra ações para divulgar o Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Unesco

Cerca de 50 crianças da escola municipal Professora Sônia Maria Pereira da Silva, no Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos (SP), foram as primeiras a participar (12/06) da “Feira Itinerante: Luzes para a Educação”, demonstração de dez experimentos lúdicos que abordam conceitos da luz. A iniciativa é do grupo de pesquisa em óptica e fotônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAV), um dos institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). “A ideia é promover os conceitos de óptica e incentivar as crianças a entender como funciona esse fenômeno. Com isso esperamos despertar a visão de que as ciências exatas também são interessante”, explica o coordenador do projeto, o Professor Doutor Jonas Jakutis Neto. A ação faz parte das comemorações ao Ano Internacional da Luz, proclamado pela Unesco (Assembleia Geral das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e ONU (Organização das Nações Unidas), com a proposta de mostrar ao mundo a importância da luz na criação de um futuro mais sustentável. As crianças na faixa etária entre 11 e 15 anos, estudantes entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, têm a oportunidade de aprender a composição das cores de um jeito interativo. Com auxílio de tubos, eles iluminam cartazes e entendem o fenômeno da formação das cores. O aluno Lucas Gabriel Faria, 10 anos, ficou impressionado com o resultado dos experimentos "Achei tudo muito interessante. É bom aprender coisas novas”, disse. O grupo denominado “IEAv Student Chapter”, associado a The Optical Society (OSA), é formado por 12 estudantes de graduação e pós-graduação e leva para as escolas experimentos de projeção, com uso de lentes e formação de imagens.

Para o coordenador de ensino fundamental da Secretaria de Educação de São José dos Campos, Márcio Catalini, a iniciativa proporciona vivência prática da ciência. Ele também destaca a importância deste tipo de ação no município que é polo de tecnologia. “O intuito desse tipo de atividade é despertar o espírito de investigação e o olhar da criança sobre a pesquisa e a ciência”, avalia. Catalini destaca que esse tipo de atividade também aumenta o repertório dos professores e alunos com novas ideias que facilmente podem ser colocadas em prática.

Agenda
Já estão agendadas visitas da feira nas escolas Professora Mercedes Carnevalli Klein (14 de agosto), Professora Maria de Melo (11 de setembro) e Professora Ruth Nunes da Trindade (9 de outubro). O projeto não é direcionado apenas às escolas públicas. Entidades de educação que tenham interesse em receber a visita do grupo devem efetuar contato com o coordenador (veja abaixo). A área de óptica e fotônica do IEAV tem mais de 30 anos. Foi responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento de alguns dos primeiros lasers do Brasil, como o que utiliza vapor de cobre e CO2 (Gás Carbônico), com várias aplicações na área industrial.

Serviço
Escolas interessadas em receber a visita do IEAV Student Chapter devem fazer contato com o IEAV com o professor Jonas Jakutis Neto pelo telefone (12) 3947-5417.