Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Meteorologia

Nevoeiro e Neblina são sinônimos
Nevoeiro e Neblina não são fenômenos meteorológicos distintos. São sinônimos para designar um agregado de gotículas de água suspensa na atmosfera, que se forma rente ao chão. Todavia, o termo neblina não faz parte dos conceitos de "tempo presente significativo" em Meteorologia Aeronáutica.
 
Em aviação, é utilizado o termo "nevoeiro" (FG, do inglês Fog), mas o mesmo fenômeno em outras áreas do conhecimento é chamado de neblina, como no caso de placas de alerta em estradas. Se a visibilidade, embora restrita, esteja acima de mil metros, e a umidade relativa for de pelo menos 80 por cento ou mais, diz-se, em aviação, que há Névoa Úmida, codificada nos boletins meteorológicos aeronáuticos como BR (do inglês Brume). Para a restrição de visibilidade superior a mil metros, e a umidade relativa do ar for de 79 por cento ou menos, diz-se que há Névoa Seca, codificada nos boletins meteorológicos como HZ (do inglês Haze).
 
Névoa Úmida
Conjunto de gotas de água microscópicas suspensas na atmosfera. Não reduz a visibilidade abaixo de mil metros. A umidade relativa do ar é de pelo menos 80 por cento. É fenômeno semelhante em tudo ao nevoeiro, com a única diferença de que suas partículas constituintes são, em geral, menores e mais dispersas.
 
Névoa Seca
Suspensão de partículas sólidas (impurezas) em suspensão na atmosfera. Invisíveis a olho nu, essas partículas reduzem a visibilidade e são suficientemente numerosas para dar ao ar um aspecto opaco. A umidade relativa do ar é inferior a 80 por cento e a visibilidade horizontal é de 1000 metros ou mais. A névoa seca difunde a cor vermelha na atmosfera.
 
Nevoeiro (o mesmo que Neblina)
Agregado de minúsculas gotas d'água, suspensas na atmosfera, que se forma junto à superfície da Terra, reduzindo a visibilidade horizontal para menos de mil metros. Sua constituição assemelha-se à da nuvem. É formado quando as temperaturas do ar e do ponto de orvalho tornam-se próximas ou iguais, isto é, a umidade relativa do ar é igual ou próxima a 100 por cento (normalmente acima de 97 %). E com presença abundante de núcleos de condensação, também chamados de núcleos higroscópicos, e vento fraco.
 
Ponto de Orvalho
É a temperatura até a qual o ar deve ser resfriado para que se torne saturado, ou seja, com a máxima quantidade de vapor de água possível.
 
Núcleo Higroscópico ou de Condensação
Minúsculas partículas sólidas (impurezas) em suspensão na atmosfera, sem as quais não seria possível a condensação ou sublimação do vapor d’água.
 
Enviado por João Batista Couto - Técnico em Meteorologia .