Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 9 de agosto de 2015

Especial de Domingo



O dia 8 de agosto de 2015 transformou-se numa data muito importante para o Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA.

Por toda a tarde de um sábado ensolarado, professores reunidos no Colégio Dominique - que atende crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio em Ubatuba, SP - decidiram transformar a cultura aeronáutica em tema transversal da escola.

A decisão ocorreu durante o Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, promovido pelo Instituto Salerno-Chieus, organização vinculada ao colégio e que apoia diversificadas atividades culturais, atuando como uma autêntica incubadora de empreendimentos.

O NINJA, desde o seu surgimento, é uma destas atividades e tem - entre outras retaguardas - sua sede em instalações oferecidas pelo Instituto Salerno-Chieus e pelo Colégio Dominique.

Retrospectiva
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA - foi ideia desenvolvida por entusiastas da aviação reunidos no Aeroclube Regional de Taubaté, SP, no final de 2009.

O projeto foi apresentado aos alunos do Colégio Dominique (Ubatuba-SP) e o início das atividades ocorreu em 2010.

Clique aqui e conheça os Detalhes do Projeto.

De lá para cá, muitas crianças e jovens de escolas públicas e particulares tiveram acesso à cultura aeronáutica, gratuitamente, através de atividades desenvolvidas no contra turno ao horário escolar ou aos finais de semana, na sede do NINJA ou em visitas monitoradas à instituições aeronáuticas.

Vamos relembrar algumas delas:


















Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica

Ana Maria Salerno de Almeida, Diretora do Colégio Dominique, abrindo os trabalhos

Desde o início, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA – quis desenvolver um portal interativo, onde crianças e jovens de todo o Brasil pudessem ter acesso a conteúdo numa linguagem acessível.

A estratégia inicial foi criar o Blog do Ninja, com notícias da aviação também para o público leitor adulto, na expectativa de conquistar aliados.

www.ninja-brasil.blogspot.com














Neste espaço, pais, professores, pesquisadores e empresários podem avaliar nossos objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias.

O foco foi conquistar mais voluntários dispostos a gerar conteúdo que permitisse a criação do portal com material para as diferentes séries do ensino básico, disponibilizado gratuitamente.

Sabíamos, entretanto, que só o tempo permitiria gerar a massa crítica suficiente para este importante avanço.

E, após sensibilizarmos diversos profissionais do setor, recorremos mais uma vez ao Colégio Dominique e ao Instituto Salerno-Chieus, já que alunos, famílias e professores envolvidos com estas entidades já tinham observado - e experimentado - muitas das atividades do NINJA.



Foi assim que surgiu a ideia do Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, voltado para os coordenadores e professores, na expectativa de buscar aprovação e apoio para tornar esta cultura no principal tema transversal da instituição, contribuindo para desenvolver conteúdo com linguagem adequada para crianças e jovens.

Para coordenar o Workshop convidamos os profissionais Samuel Alessandro Carlos, Roberto Tadeu de Araujo e Cesar Rodrigues da Costa, voluntários apoiadores do NINJA que atuam no serviço de proteção ao voo, respectivamente em: Inglês Aeronáutico, Meteorologia e Controle de Tráfego Aéreo.

Cesar Rodrigues

Samuel Carlos

Celso Teixeira Leite (esq), do Instituto Salerno-Chieus, entregando certificado ao palestrante Roberto Tadeu

O encontro que durou quatro horas garantiu a melhor notícia:
O Colégio Dominique adotou a Cultura Aeronáutica como principal tema transversal.

E, mais:
Os professores apoiadores atuarão como voluntários na geração de conteúdo didático para estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, autorizando a divulgação no portal interativo do NINJA, que está em fase de elaboração.

No Workshop acordamos uma rotina para a prévia análise do material por especialistas em aviação, contribuindo para possíveis correções conceituais.

Tal procedimento certificará que o material apresentado para crianças e jovens unirá:
 - Conteúdo específico para cada disciplina escolar.
 - Linguagem correta para as diferentes faixas etárias.
 - Chancela de profissionais da aviação.

Com entusiasmo, portanto, compartilhamos esta notícia neste domingo, Dia dos Pais, certos de que – se estivesse entre nós – o grande brasileiro Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, receberia esta boa nova como um significativo presente.

Bom domingo!!!