Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 26 de setembro de 2015

Base Aérea de Santos

Mais de 1,5 mil crianças assistem espetáculo sobre Santos Dumont
A Base Aérea de Santos foi reativada neste ano, 2015, após sete anos funcionando como Núcleo de Base Aérea. Para comemorar o Dia do Aviador, a organização promoveu espetáculo de teatro e passeio pela base, para alunos de Santos e Guarujá, cidades do litoral paulista. "Mais pesado que o ar é o meu desejo de voar". Este é o nome da peça teatral que mais de 1,5 mil crianças assistiram ao longo da semana. O projeto é uma iniciativa da Base Aérea de Santos para aproximar crianças da vida e obra de Alberto Santos-Dumont, o brasileiro Pai da Aviação. “O grande benefício ocorre à medida que temos crianças com mais conhecimento e que se sintam estimuladas a se dedicar, progredir na vida e, enfim, realizar os seus sonhos”, afirma o comandante da base, Tenente-Coronel Carlos Alberto Panza Santos.

As dez apresentações do espetáculo integram as comemorações em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB, celebrado em 23 de outubro. As crianças também visitaram as históricas instalações da base e esclareceram dúvidas e curiosidades sobre aeronaves e a profissão militar. Antes de retornar à escola, as crianças receberam lanches. O projeto contou com apoio de empresas locais. Os atores usaram de muita criatividade, imaginação e bom humor para descrever as principais invenções do Pai da Aviação. A estratégia funcionou. Vitória, de 11 anos, aluna da 5ª série da Escola Municipal Dr. Gladson Jafét, ficou empolgada. “O que eu mais gostei nesse passeio na Base Aérea de Santos foi ver o teatro que falava da vida de Santos-Dumont, dos balões e do avião. Tinha histórias bem legais e engraçadas”, conta. O que chamou a atenção de Leandra, de 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, além da vida de Santos-Dumont, foram os equipamentos. “O que eu mais gostei no passeio foi conhecer a vida de Santos-Dumont, passear pela Base Aérea e ver os carros do bombeiro e os aviões em exposição”, explica.

Os estudantes da rede municipal de ensino, com idade entre 8 e 9 anos, foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação e rede particular com base no desempenho escolar. Além de reforçar a importância do trabalho da Força Aérea na região, a peça permitiu uma reflexão ética, cívica e também estimulou a compreensão da importância das crianças sonharem e buscarem sempre a realização dos seus sonhos. Na opinião dos professores que acompanharam os alunos, foi um momento de ampliar as perspectivas profissionais dos estudantes. “É oportunidade para muitas crianças que têm vontade de ingressar na Força Aérea, conhecer um pouco da instituição. Isso pode ajudá-las a realizar algum sonho”, afirma Rosana, professora de educação artística do Colégio Municipal de Guarujá Lúcia Flora. Para a professora Cláudia, da mesma instituição de ensino, a visita à unidade da Aeronáutica e o conhecimento dos equipamentos podem ter aberto “portas” na vida desses estudantes. “A expectativa de um dia ser aviador, bombeiro ou qualquer outra profissão na área militar foi aberta simplesmente pelo fato de entrarem aqui, porque há sempre muitos empecilhos na nossa vida”, conclui.

Fonte: FAB