Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Especial de Domingo

2º Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - promoveu, neste 13 de fevereiro de 2016, o 2º Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica.

A atividade ocorreu no Colégio Dominique, sede do NINJA, em Ubatuba-SP, sob a supervisão do Instituto Salerno-Chieus.

O colégio, que já mantém a cultura aeronáutica como principal tema transversal da educação infantil ao ensino médio, mobilizou seus professores para uma força tarefa visando gerar mais conteúdo para alimentar o Portal do NINJA que segue em fase de estruturação.

Estratégia:
Coordenado por Samuel Carlos - voluntário do NINJA, idealizador do portal e especialista em inglês aeronáutico - o 2º Worskhop Pedagogia e Cultura Aeronáutica focou na sistematização do Plano de Aula que cada professor deverá elaborar para disponibilizar no site.

O passo a passo para o preenchimento eletrônico do Plano de Aula, bem como a disponibilização de anexos e das fontes de pesquisa, foram trabalhados com a equipe que - em conjunto - definiu o padrão do documento a ser preenchido no Portal do NINJA.

Portal do NINJA: www.nav10.com.br

Como todo o conteúdo será analisado por voluntários do NINJA, profissionais de aviação, o resultado esperado é que - após aprovado e disponibilizado - professores de todo o Brasil possam acessar o Portal do NINJA e encontrar Planos de Aulas para as suas disciplinas com ênfase nas questões aeronáuticas.

Subsídios:
Para colaborar com o professor na elaboração de seu Plano de Aula, o Blog do NINJA - com mais de 2.200 postagens de conteúdo aeronáutico e com links de acesso à especialistas e instituições do setor - continua sendo a principal fonte de consulta.


A equipe local conta, também, com a consultoria de voluntários integrantes do Aeroclube de Ubatuba, outra instituição que renasceu em função das ações promovidas pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação, com amplo apoio do Instituto Salerno-Chieus.

Integração:
A direção do Colégio Dominique propôs que outros professores de diferentes instituições de ensino sejam convidados também a atuar como voluntários no projeto. 

Assim, uma das tarefas atribuídas aos participantes do 2º Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica foi procurar identificar e convidar colegas de outras escolas que se interessem pelo tema para participar como voluntários deste magnífico desafio.

A expectativa é que tal procedimento já antecipe, em nível local, a experiência que será vivida assim que o acesso ao Portal do NINJA for disponibilizado para qualquer escola brasileira.

Vamos participar?
Se você é professor ou pesquisador e quer atuar como voluntário desta etapa do projeto, elaborando aulas do núcleo comum enriquecidas com conteúdo aeronáutico, mantenha contato via ninja.aero@gmail.com

Voluntários do NINJA, especialistas em aviação

Orientaremos na elaboração do Plano de Aula padronizado, apresentaremos seu trabalho a especialistas em aviação e, após os ajustes em conjunto, disponibilizaremos o material no Portal do NINJA, atribuindo os respectivos créditos ao professor autor.

Quer saber mais?
Para conhecer mais sobre o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, visite:

Blog do NINJA de 9/ago/2015
Blog do NINJA de 3/jan/2016
NINJA - Voluntário

BOM DOMINGO!!!!!