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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Busca e Salvamento

Exercício Carranca V, de 09 a 18/03/2016, terá militares treinando busca e salvamento
Pilotos, controladores de tráfego aéreo, resgateiros e coordenadores de salvamento estarão em Florianópolis (SC), entre os dias 09 e 18 de março de 2016, para a 5ª edição do exercício Carranca. Cerca de 350 militares aperfeiçoarão os conhecimentos sobre coordenação, execução de missões e técnicas de resgate de acidentes aeronáuticos no mar e em terra. Aviões de busca, helicópteros e um navio da Marinha estarão envolvidos em tarefas simuladas de localizar e resgatar náufragos, embarcações à deriva, aeronaves acidentadas e pilotos ejetados. “As simulações da Carranca permitem um treinamento completo de todos os envolvidos, desde o momento que uma aeronave desaparece do radar até o resgate das vítimas”, afirma o Major Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, diretor do exercício promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O maior exercício SAR da América Latina
O treinamento realizado anualmente no Brasil é o maior do gênero da América Latina e está previsto pelo Manual Internacional Aeronáutico e Marítimo de Busca e Salvamento (IAMSAR) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). De acordo com o diretor do exercício, todos os 191 países signatários devem realizar treinamentos periodicamente. Neste ano, o treinamento brasileiro reforça a preparação de equipes SAR (Search and Rescue) que estarão em prontidão para emergências durante os jogos olímpicos Rio 2016. Durante o treinamento, a Força Aérea Brasileira empregará os helicópteros H-1H Iroquois, H-36 Caracal e H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha e P-3 AM Orion. O treinamento envolve unidades aéreas, Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero); Grupo de Comunicações e Controle. A Marinha do Brasil também participa do exercício com representantes do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo do Sul (Salvamar Sul). Como signatário da Convenção de Aviação Civil Internacional, o Brasil deve prestar o serviço de busca e salvamento em toda a sua área de responsabilidade. Além de executar estes serviços na área continental, o país atua em parte do Atlântico Sul até o meridiano 10 graus Oeste. O Brasil é responsável por uma área de 22 milhões de km2. Os serviços prestados são conduzidos pelo DECEA, órgão central do SISSAR - Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro.

Voluntário NINJA
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - conta em sua Coordenação Geral com o trabalho voluntário do professor Lemar Gonçalves, que integrou o Esquadrão Pelicano - Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - unidade aérea da FAB exclusivamente dedicada ao SAR, criada em 6 de dezembro de 1957. Lemar pilotou o H-19D, helicóptero pioneiro do Esquadrão Pelicano.

Fontes: FAB e Blog do Ninja