Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 10 de abril de 2016

Especial de Domingo

Convidamos nossos leitores para visitarem o MUSAL - Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Como estímulo, selecionamos hoje algumas informações deste fascinante espaço.
Boa leitura.
Bom domingo!

MUSAL - Museu Aeroespacial

As principais funções do Museu Aeroespacial são: pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição para a sociedade nacional e internacional, daqueles que fizeram a História da Aviação.

O espaço físico destinado às instalações do Museu ocupa uma área de 15.195 m², incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares em anexo. As salas de exposição do prédio abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação, e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do Museu.

Nos cinco hangares, estão em exposição a coleção de aeronaves, de relevante valor histórico e tecnológico. O Museu Aeroespacial recebe, em média, 60.000 mil visitantes por ano, com tipologia e faixa etária variadas. Desde o estudante que vem só ou em grupos escolares, até o mais aficionado pesquisador sobre o assunto, são frequentadores assíduos do Museu, com objetivos diferentes, mas sempre com grande interesse, já que aviação desperta ao público em geral, uma grande atração.

No tocante às pesquisas solicitadas ou efetuadas pelo próprio visitante, é colocado à disposição do interessado um valioso acervo bibliográfico com cerca de cinco mil títulos especializados, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos escritos e impressos, fotografias, "slides", negativos, vídeos, filmes.

O Museu Aeroespacial possui uma equipe de restauradores que realiza os trabalhos de restauração de aeronaves e peças históricas, e aplicam técnicas e criatividade para realizarem, com fidelidade, restaurações consideradas extremamente difíceis.

Dentre os serviços que o Museu Aeroespacial oferece destacamos a projeção de filmes históricos, venda de suvenir e publicações na AEROLOJA. O Museu Aeroespacial fica localizado na Av. Marechal Fontenelle, 2000 - Sulacap - Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e está aberto de terça a sexta-feira das 09:00 às 15:00 horas e, aos sábados, domingos e feriados, das 09:30 às 16:00 horas.

O Museu ainda oferece o serviço de visitas guiadas. As visitas com monitoramento, deverão ser agendadas na Seção de Recursos Educativos, pelos telefones: 2157-2587 e 2157-2895 - ramais 2125 e 2126, com 01(um) mês de antecedência.

Com a finalidade de prestar apoio ao Musal, seja no tocante à promoção de suas atividades ou na difusão de sua ação cultural junto ao público, foi criada em 28 de agosto de 2002, a Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial - AMAERO.