Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 25 de junho de 2016

Biblioteca NINJA

Lançada a biografia de Salgado Filho, o 1º ministro da Aeronáutica
Um homem solidário e administrador público irrepreensível. Essas e outras qualidades do primeiro ministro da história da Aeronáutica, criada em janeiro de 1941, poderão ser conhecidas no livro "Salgado Filho, uma Biografia", da Editora de Cultura. A obra, do autor Cosme Degenar Drumond, de 68 anos, foi lançada, no dia 22 de junho de 2016, no Clube de Oficiais da Aeronáutica, em Brasília (DF). Com cerca de 300 páginas de texto e fotos, a biografia é baseada no diário do próprio ministro Salgado Filho. O período de checagem das informações e dados relativos aos momentos históricos do biografado foi de três anos e meio e começou em abril de 2012. “Ao mesmo tempo, consultei vasta bibliografia e pesquisei em arquivos públicos e privados, buscando novos fatos sobre o personagem. Ao ler o diário, apaixonei-me de vez pela vida profissional desse notável gaúcho”, explica Degenar. O livro traz várias facetas que conferem a Salgado Filho o status de uma figura de destaque na história política do Brasil. De acordo com Degenar, o segredo de Salgado Filho era a autoridade moral e a fidelidade às causas que abraçava, sempre em favor do País e da população, em especial às classes sociais mais humildes.

“Durante o primeiro governo Vargas, como primeiro ministro da Aeronáutica, sua maior obra – organizar o então Ministério da Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira e reestruturar a aviação civil num período de grande tensão na geopolítica mundial em razão da Segunda Guerra – foi sua maior realização”, complementa. A obra retrata também os grandes momentos da política brasileira durante o governo de Getúlio Vargas. Mas narra, sobretudo, o lado humano, o caráter, a honestidade e a dedicação de Salgado Filho pela causa pública.

O autor
Cosme Degenar Drumond é formado em Recursos Educativos em Museus pelo Museu Histórico Nacional. Integrou a equipe que organizou o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, inaugurado em outubro de 1976. Desde 1983, atua na imprensa especializada na área aeronáutica. Ao longo da carreira, cobriu eventos da aviação e defesa no Brasil, Chile, França, Inglaterra e Grécia. Atuou como entrevistador do programa Roda Viva, da TV Cultura/SP, criou o programa radiofônico “A Defesa em Destaque”, na Rádio Capital/SP. É Membro Honorário da Academia Santos-Dumont da Argentina e Membro Convidado do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também é autor do livro "O Brigadeiro", sobre a trajetória de Eduardo Gomes, e "Indústria de Defesa do Brasil".