Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de julho de 2016

Especial de Domingo

Em 16 de julho, o Aeroclube de Ubatuba e o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - realizaram Oficina Técnica de introdução ao Aeromodelismo, dedicada aos jovens ubatubenses. Confira a seguir um pouco desta atividade que procura, também, despertar vocações, revelar talentos e estimular o zelo com as questões de segurança em aviação.
Boa leitura.
Bom domingo!

Aeromodelismo para iniciantes
Contando com a participação de escolas da rede pública e particular, o Aeroclube de Ubatuba e o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - promoveram neste sábado, 16 de julho de 2016, uma Oficina Técnica de Introdução ao Aeromodelismo.
O objetivo da atividade - prevista para vários meses - é detalhar os mecanismos de voo do aeromodelo, treinar o comando do aparelho, dar instrução sobre aviação e orientar sobre a montagem de kits doados por empresários da cidade.

Cada escola participante inscreveu sua equipe e indicou um professor-coordenador. Tudo é gratuito e os coordenadores são voluntários. As atividades terão grau de dificuldade adequado à faixa etária, com especial zelo às questões de segurança. Cada equipe indicou alguns alunos para pilotar os aeromodelos. Estes serão treinados em simulador de voo na Sala Gastão Madeira (sede do NINJA em Ubatuba-SP) através de agendamento para utilizar o equipamento, com a orientação de um instrutor.

Somente após muitas horas de voo no simulador o piloto passará para o treinamento em campo, onde o aluno, contando com um cabo trainer, comanda com o instrutor o mesmo aeromodelo, até atingir o voo solo, sempre com foco na segurança.
O aeromodelista Arthur Bastos, voluntário do NINJA, compartilhou a experiência de muitos anos na atividade, lembrando que - mais do que um hobby - a prática também é uma grande oportunidade para conquistar novas amizades.

No encontro deste sábado, entre vários pontos, os seguintes itens foram abordados:

1. Nomenclatura e informações.
2. Dicas para o primeiro modelo.
3. Segurança.
4. Oficina.
5. Materiais de construção e reparos.
6. Modelo do evento.

A programação prevê que após a completa capacitação das equipes, que engloba inclusive adquirir noções de teoria de voo e conhecimentos técnicos, acontecerá um grande encontro das escolas participantes, aberto ao público, com demonstrações de voo e outras atividades ligadas à prática do modelismo.

Confira a seguir mais detalhes sobre esta promoção do NINJA e do Aeroclube de Ubatuba:

Escolas inscritas:
Aurelina
Deolindo
Dominique
Florentina
Tancredo

Patrocinadores/doadores dos aeromodelos (kits):
Aeroclube de Ubatuba
Atmosfera
Instituto Salerno-Chieus
Tachão de Ubatuba

Próxima oficina técnica:
Dia 20 de Agosto de 2016, sábado, das 9h às 12h.
Local: Sala Gastão Madeira (Sede do NINJA / Colégio Dominique / Ubatuba-SP).

Definição dos pilotos e agendamento do treinamento em simulador:
Na primeira oficina técnica (16 de julho) a coordenação de cada escola apresentou aos representantes do Aeroclube de Ubatuba os alunos interessados em aprender a pilotar os aeromodelos. A partir desta data, os pilotos deverão agendar horário de treinamento no simulador do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, instalado na Sala Gastão Madeira (Colégio Dominique).

Data limite para inscrições remanescentes:
Fica estabelecido o dia 12 de agosto como a última data para incluir alunos interessados no projeto. Tal flexibilização atende ao pedido de coordenadores escolares que apontaram dificuldade de mobilização de mais alunos neste período de férias. Somente para os inscritos remanescentes, o NINJA irá promover uma atividade extra de reposição das atividades já desenvolvidas,  dia 13/8/2016, sábado, das 9h às 12h, na Sala Gastão Madeira.

Alunos de outras escolas interessados em participar:
Como em 2016 o número de equipes já está completo, eventuais alunos de outras escolas interessados em participar poderão integrar os times já definidos na condição de Aluno Convidado. Caso identifiquem algum estudante com este interesse, por gentileza, informem via ninja.aero@gmail.com até 12 de agosto.

Data da apresentação pública dos trabalhos:
A data da apresentação dos alunos ficará condicionada a evolução do treinamento das equipes, podendo ocorrer, se necessário, no próximo ano letivo.

Excursão:
Os alunos inscritos - com comprovada assiduidade - e seus respectivos coordenadores participarão de excursão (patrocinada) para São José dos Campos na ocasião do SAE BRASIL AeroDesign 2016 (início de novembro). Na oportunidade visitarão, também, o MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro.