Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 11 de setembro de 2016

Especial de Domingo

Selecionamos hoje a programação do AeroDesign 2016. Nossos Ninjas estarão presentes, em excursão patrocinada que integra as atividades da Oficina de Aeromodelismo aplicada em nossa sede, com o apoio cultural da Atmosfera, Tachão de Ubatuba, Instituto Salerno-Chieus e Aeroclube de Ubatuba.
Boa leitura.
Bom domingo!

SAE Brasil AeroDesign 2016
Evento com construção de pequenos aviões: de 3 a 6/11/2016 em São José dos Campos (SP)

A competição entre estudantes de engenharia com a produção de veículos aéreos denominada de SAE Brasil AeroDesign, em sua 18ª edição em 2016, será realizada de 3 a 6 de novembro de 2016, nas instalações do ITA e do aeroporto de São José dos Campos (SP), no campus do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O desafio para os universitários é desenvolver soluções que resultem em aeronaves leves e resistentes. O evento contará 95 equipes representando 77 instituições de ensino superior, sendo 22 equipes de São Paulo, 17 de Minas Gerais e sete do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Paraná serão representados por seis cada. Santa Catarina possui cinco equipes. Rio Grande do Norte aparece com quatro. Pernambuco e Distrito Federal têm três equipes cada. Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba, com duas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Sergipe estão com uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há quatro equipes da Venezuela, duas do México e uma da Polônia. Estima-se que estarão reunidos mais de mil universitários de 18 estados, Distrito Federal e quatro países.

Categorias
São três as categorias de aparelhos: Regular (60 equipes), Advanced (10 times) e Micro (25 equipes). Para estimular a engenhosidade e a capacidade de desenvolvimento das equipes, o Comitê Técnico criou novos desafios para as três categorias de aeronaves. Na Classe Regular, pela primeira vez, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone com base de 2,5 metros de diâmetro e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a aeronaves monomotoras. Na Classe Advanced, os aviões deverão apresentar aumento do conteúdo de eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade. Cai por terra a restrição de peso vazio, mas, quando carregadas, as aeronaves não deverão exceder 35 Kg. Permanecem de livre escolha o tipo de propulsão (combustão ou elétrica) e o número de motores, assim como deixa de existir a limitação de máxima cilindrada para o grupo motopropulsor. Em contrapartida, a área total das hélices não poderá ultrapassar 0,052 m². Como na Classe Regular, as aeronaves também poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Na Classe Micro, bolas de tênis não são mais obrigatórias e as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Outra novidade é a possibilidade de lançar a carga durante os voos – ganharão pontuação adicional as equipes que conseguirem realizar lançamentos com sucesso. Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos – porém, a partir de agora, as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois de voo, e transportá-lo desmontado em caixa de volume de 0,1 m³.

Provas
Na Competição SAE Brasil AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2017, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Fins educacionais
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição recebe o patrocínio do Grupo Airbus, Altair, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Prefeitura de São José dos Campos.

Programação aberta ao público
Dia 3/11, das 8h30 às 17h, solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação. Dias 4, 5 e 6/11, das 7h30 às 18h, competição de voo no Aeroporto de São José dos Campos, no pátio do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima (a mesma que dá acesso à Embraer) ao lado do MAB – Memorial Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).