Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 23 de abril de 2017

Especial de Domingo

Nos domingos de abril de 2017, nossas publicações brindam aos 90 anos da travessia do Oceano Atlântico pelo hidroavião Jahú, completada em 28 de abril de 1927.
Foi um feito extraordinário realizado por equipe genuinamente brasileira.
Hoje, selecionamos do jornal Comércio do Jahu a notícia sobre a Semana João Ribeiro de Barros que acontece a partir de amanhã (24/4/2017), na cidade natal do aviador que idealizou e comandou a travessia.
Boa leitura.
Bom domingo!

Chiko Bronze/Comércio do Jahu

João Ribeiro de Barros ganha semana
Da redação - Comércio do Jahu - 23/abril/2017
Fotos: Beatriz Zambonato Santos

Programação começa amanhã e segue até sábado, com exibição de documentário

Sala resgata feito de João Ribeiro de Barros
Fotos: BEATRIZ ZAMBONATO SANTOS/JAN.2017

A Secretaria de Cultura e Turismo promove de amanhã até sábado a Semana João Ribeiro de Barros para celebrar os 90 anos da travessia do Hidroavião Jahú. Toda a programação é gratuita.

“Em 1927, o Hidroavião Jahú se tornava a primeira aeronave do planeta a atravessar o Atlântico Sul  *(sobre esta frase, vide observação ao final do texto). Em homenagem ao aviador jauense que foi o maior responsável pela travessia e se imortalizou como um herói nacional, a Secretaria de Cultura promove nesse período a primeira Semana João Ribeiro de Barros", fala a secretária de Cultura e Turismo de Jaú, Cléo Furquim, por meio de nota do Departamento de Comunicação.

Ela afirma que o feito de João Ribeiro "é imensurável para Jaú, para o Brasil e para a aviação mundial. Temos buscado resgatar o orgulho de sermos compatriotas desse grande aviador por meio de uma programação diversificada, que vai envolver vários setores da sociedade".

A programação começa com cerimônia de abertura da exposição dedicada ao aviador amanhã, às 19h30, no Museu Municipal José Raphael Toscano.

O acervo conta com medalhas pessoais de João Ribeiro de Barros e um pedaço de madeira e um fragmento da lona original do Hidroavião Jahu gentilmente cedidos pelo professor de história Marcus Carmo.

Na terça e na quarta-feira, haverá exibição de documentário produzido pela TV Câmara sobre a travessia.

A primeira sessão, na terça-feira, ocorre às 19h30, no cine municipal; já a exibição na quarta será realizada na galeria de artes da Casa da Cultura, na Rua Tenente Lopes, 350.

Escolas
Comandante João Ribeiro de Barros

A programação também integra os alunos da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira, às 19h30, no auditório do Complexo Integrado para o Desenvolvimento Educacional (Cide) Prefeito Waldemar Bauab serão apresentados trabalhos produzidos por estudantes sobre João Ribeiro de Barros.

Os trabalhos são resultado de workshop sobre a vida do aviador jauense, ministrado pelo diretor do museu de Jaú, Fábio Grossi dos Santos.

Após a atividade, os alunos foram incentivados a desenvolver ações em cinco categorias - redação, poesia, paródia musical, criação de maquetes e artes plásticas - e o melhor trabalho de cada segmento será escolhido por uma comissão julgadora durante a apresentação no auditório do Cide.

A premiação dos vencedores será na sexta-feira, data em que o Hidroavião Jahú desembarcou no Brasil, depois da travessia.

O evento ocorre na Praça Siqueira Campos, às 19h, e além da condecoração dos estudantes, serão exibidas imagens históricas do aviador.

Ainda haverá um bate-papo com "João Ribeiro de Barros", encenado por Marcus Carmo, que estará trajado como o aviador.

Encerrando a programação da Semana "João Ribeiro de Barros", a Casa da Cultura recebe exposição do Grupo de Plastimodelismos de Marília (GPM), em comemoração ao feito histórico de João Ribeiro de Barros.

O público poderá observar a beleza das pequenas aeronaves no dia 29 de abril (sábado), das 10h às 16h.


(*) Observação do Blog do NINJA: Sobre a frase do texto acima que marcamos com asterisco é preciso lembrar que a primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi realizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil. Ocorre que, no percurso, por avarias, utilizaram três hidroaviões batizados de Lusitânia, Pátria e Santa Cruz. Já a travessia do Atlântico Sul pelo Jahú é considerada a primeira com equipe genuinamente brasileira e realizada valendo-se de uma única aeronave. Assim, de fato, ela foi a primeira aeronave a fazer a travessia completa do Atlântico Sul. Lembrando, ainda, que a travessia do Jahú foi concluída 23 dias antes daquela realizada pelo americano Charles Lindenberg com o avião batizado "The Spirit of Saint Louis". Assim, pode-se considerar, também, que o primeiro voo transatlântico por aviadores das Américas foi o dos brasileiros que voaram no Jahú, sob o comando de João Ribeiro de Barros, já que os pioneiros da travessia do Oceano Atlântico (ao norte) sem escalas foram os britânicos John Alcock e Arthur Brown, em junho de 1919.

Saiba mais: Blog do NINJA de 2/4/17, 9/4/17 e 16/4/17.