Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Datas Especiais

20 de Outubro: Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
O calendário reserva o dia 20 de outubro para comemoração do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A data tem como origem o 1º Encontro Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo, realizado em 20 de outubro de 1960, na Grécia. Formado e capacitado tecnicamente no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e capacitado em gestão sistêmica no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o profissional de controle do espaço aéreo desempenha múltiplas funções. Atua principalmente como operador em Torres de Controle, Controles de Aproximação e Centros de Controle de Área. Também pode atuar em busca e salvamento, gerenciamento de navegação aérea, pesquisas, gestão de unidades de proteção ao voo e instrução. No Brasil, o universo de especialistas em controle de tráfego aéreo é responsável por cerca de 3500 voos comerciais diários, além dos voos internacionais, militares e da aviação geral. Isto movimenta 1% do PIB brasileiro e corresponde ao 4º maior tráfego aéreo doméstico mundial.

História
Historicamente, tem-se que a primeira experiência de controle de aeródromo no país, segundo o livro Torres de Controle do Brasil, ocorreu em 1941, no Campo dos Afonsos (RJ), onde operadores iniciaram transmissões para apoiar os aviões da Escola de Aeronáutica, a partir da janela de um improvisado posto de observação. Os profissionais de tráfego aéreo podem ser civis ou militares e fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo, como é o caso, respectivamente, das equipes da Torre Jundiaí e Torre Maringá. Conforme registrado naquele livro, entre outras habilidades desejáveis para o desempenho da função de controlador de tráfego aéreo estão: raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de atuar em grupo, capacidade física e orgânica para atuar em turnos durante o dia ou noite, domínio de informações geográficas, conhecimentos de navegação aérea, meteorologia e comunicações.

Workshop em Curitiba
O 5º Workshop alusivo ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo está sendo promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ontem e hoje, 19 e 20 de outubro de 2017, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR). O evento reúne controladores de tráfego aéreo militares e civis que compõem o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).Esse workshop oferece ao controlador a oportunidade de discutir, refletir e aprender, por meio de debates e interações, sobre assuntos atuais que contribuem para a melhoria da qualidade do serviço prestado no seu dia a dia. As edições anteriores foram realizadas no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). "A partir de agora, a ideia é tornar o evento itinerante e, com isso, permitir que outras Organizações Militares subordinadas ao DECEA possam sediar o evento", ressaltou o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento.

Programação
Além das palestras oferecidas, ocorrem três oficinas disponíveis para debater assuntos relacionados às atividades no SISCEAB. Os temas das oficinas são: 1. A Reestruturação do Curso de Formação de Sargentos Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo (CFS BCT) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR); 2. As Coordenações de Tráfego Aéreo e as Operações Militares; 3. Busca por Comunicações.