Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Busca e Salvamento

Esquadrão Pelicano faz 60 anos
O 2°/10° Grupo de Aviação (2°/10° GAV), conhecido como Esquadrão Pelicano, celebrou 60 anos de criação numa cerimônia militar realizada, no dia 4 de dezembro de 2017, na Ala 5, em Campo Grande (MS). A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar. "Eu queria me congratular neste dia, com esta Ala 5, e dizer a todos os mais jovens e aos mais antigos que aqui estão para que preservem este espírito de operacionalidade, profissionalismo e tradição. Parabéns aos Pelicanos de hoje, de ontem e de sempre”, disse o oficial-general, em suas palavras. Durante a cerimônia foram homenageados militares com os títulos de Homem-SAR, Destaque Operacional, Pelicano Honorário e Graduado e Praça Padrão. "O Esquadrão nasceu com nome e caráter fortes para cumprir uma missão nobre, levando esperança nas suas asas e a certeza de que o impossível seria feito por uma vida. Acenderam, assim, a chama de algo que não se consegue definir, mas nos impulsiona e faz acreditar: é o Espírito SAR. Esse espírito é o que faz do nosso esquadrão diferente e viver a essência da frase “Por uma vida, a ordem é lutar”", ressaltou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Jorge Marcelo da Silva Martins. A cerimônia foi finalizada com o desfile militar, que contou com a incorporação de ex-integrantes do 2°/10° GAV à tropa.

Histórico
O 2°/10° GAV é o Esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelas missões de Busca e Salvamento e, desde que foi criado, no dia seis de dezembro de 1957, tem realizado inúmeras missões desse tipo. Recentemente, uma aeronave SC-105 Amazonas, com equipamentos específicos, foi incorporada à unidade a fim de ampliar sua capacidade operacional.

O Sistema SAR

Um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) foi produzido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) , com a finalidade de mostrar como são realizadas as operações que salvam vidas, além de destacar a campanha de conscientização sobre a importância do registro das balizas de emergência (ELT e EPIRB), pelos proprietários de aeronaves e embarcações, e dos localizadores pessoais (PLB). O cadastro dos "equipamentos localizadores" deve ser feito pelo sistema INFOSAR, um serviço simples, rápido e gratuito. Desde janeiro de 2016, quando o sistema entrou em funcionamento, cerca de 4000 usuários registraram suas balizas. “Quando o equipamento encontra-se cadastrado, rapidamente é identificada a natureza do sinal transmitido e, por meio de uma ligação telefônica, agilizamos o envio dos recursos de salvamento, quando se trata de acionamento real”, explica o operador do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), Sargento Renato Marques Monteiro.