Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Brasil – Chile

Livro narrando a 1ª aterrissagem em Ubatuba fará parte do Museu Aeronáutico do Chile
Ontem, 25 de fevereiro de 2018, um Hércules C-130 da Força Aérea do Chile navegando pelo Brasil fez uma escala no aeroporto de São José dos Campos (SP).
Na oportunidade, voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) presentearam a tripulação com um exemplar do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”, haja vista que o segundo capítulo da obra retrata o primeiro pouso de uma aeronave em Ubatuba, em 1922, exatamente com um avião militar chileno, pilotado pelo então capitão Diego Aracena Aguilar. Mais tarde, Aracena chegaria à patente de General do Ar e comandante da Força Aérea do Chile, entre 1932 e 1938.

Museu
Os tripulantes agradeceram a lembrança e informaram que o livro, dada a importância para o registro da história da aviação, será entregue para o acervo do Museu Nacional Aeronáutico e do Espaço. É localizado na capital Santiago e encarregado de difundir o patrimônio aeronáutico no Chile. Foi criado em 1944, com o nome Museu de Aviação.

1º pouso em Ubatuba
Conforme narra o livro “Sobre o Mar de Iperoig”, contando a história da aviação em Ubatuba (SP), a primeira aterrissagem na localidade ocorreu na praia de Iperoig, em 1922. O evento foi protagonizado por um avião De Havilland 9, batizado de El Ferroviario, pilotado pelo capitão Diego Aracena, ao realizar o reide Santiago - Rio de Janeiro, com passagens por campos de pouso no Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, onde ingressou por Pelotas (RS) e escalou em Porto Alegre (RS), Torres (RS), Florianópolis (SC), Santos (SP) e Ubatuba (SP), antes de chegar ao Rio de Janeiro. O feito comemorava o Centenário da Independência do Brasil e uma carta do presidente chileno foi entregue, pelo piloto, ao presidente brasileiro.
  
Sobre o livro: Blog do NINJA do dia 17/11/2017