Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Espaço

Centro de Alcântara (MA) poderá lançar foguetes da SpaceX e Boeing
O governo federal negocia com as empresas norte-americanas SpaceX e Boeing, entre outras, o uso do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão, para lançamento de foguetes em missões espaciais até 2021. De acordo com o Ministério da Defesa, a base de lançamento tem o potencial de gerar 1,5 bilhão de dólares por ano ao país. A SpaceX é hoje a principal companhia privada dedicada à exploração espacial e, no dia 6 de fevereiro de 2018, lançou ao espaço a partir dos EUA o Falcon Heavy, o foguete mais potente da história. A Boeing é uma das maiores empresas de construção de aeronaves do mundo e também produz componentes, satélites e veículos espaciais. A empresa é fabricante dos ônibus espaciais usados pela Nasa (a agência espacial norte-americana) para levar astronautas ao espaço.

Tecnologias
A concretização das negociações depende da aprovação e entrada em vigor de um acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos. O instrumento jurídico internacional serve para instituir garantias legais para proteger o acesso e direitos sobre tecnologias de ponta de um país ou empresa em parcerias internacionais. Como cerca de 80% de todos os foguetes e satélites produzidos no mundo possuem tecnologias norte-americanas - incluindo os equipamentos da SpaceX e da Boeing -, a falta de um acordo com os norte-americanos inviabiliza a parceria brasileira com praticamente qualquer empresa ou governo que use tecnologia dos EUA.

Congresso
No ano passado, o governo brasileiro enviou uma contraproposta para o governo norte-americano. Ainda não houve resposta. Caso os EUA aceitem a proposta, ela deverá ser aprovada pelo Congresso americano e, depois, ser aprovada no Congresso Nacional. Em dezembro de 2017, o ministro da Defesa brasileiro, Raul Jungmann, esteve nos Estados Unidos para tratar do acordo com o governo norte-americano. "Existe espaço para reduzirmos as diferenças e desacordos na proposta", afirmou Jungmann ao portal norte-americano especializado na área de Defesa "Defense News" na ocasião. "É muito importante para ambos os lados, Alcântara é considerada a melhor base de lançamento do mundo em termos geográficos", disse ao confirmar que a proposta brasileira está em análise pelos EUA.