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Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Indústria Aeronáutica

Embraer:
5 décadas e 46 modelos de aviões
Criada em 19 de agosto de 1969, a Embraer é a principal fabricante brasileira de aviões e uma das maiores do mundo. A empresa já produziu ao longo de sua história de quase 50 anos 46 modelos de avião. Em 2018, fabrica 12. No total, já fez mais de 8.000 unidades desde 1969. A empresa nasceu como uma estatal para a produção do turboélice Bandeirante - cujo cinquentenário de seu primeiro voo se comemora em 2018 - desenvolvido pelo Centro Técnico Aeroespacial, e do EMB-326 Xavante, produzido sob licença da italiana Aermacchi. Na década de 1970, a Embraer colocou no mercado mais dois aviões desenvolvidos na empresa. O turboélice pressurizado EMB-120 Brasília, para transporte de passageiros, e o avião militar EMB-312 Tucano, para treinamento e missões de ataque. Ambos foram amplamente utilizados no Brasil e no exterior. Além dos aviões próprios, a Embraer também produzia, sob licença, aeronaves da Piper Aircraft chamados no Brasil de Carioca, Corisco, Tupi e Seneca. A produção desses modelos depois seria transferida para a Neiva, uma subsidiária da Embraer.

Privatização
O momento mais delicado da companhia ocorreu no início da década de 1990. Em meio às turbulências econômicas do país, a empresa reduziu a produção e demitiu funcionários. Em 1994, o governo do presidente Itamar Franco decidiu pela privatização. Sob controle da iniciativa privada, a empresa teve novos investimentos, o que permitiu o desenvolvimento de aviões mais modernos. Em 1995, voava pela primeira vez o jato regional ERJ-135. Foi o início do crescimento da Embraer no mercado mundial de aviação comercial. A família ERJ incluía mais dois aviões, o ERJ-140 e o ERJ-145, com capacidade para mais passageiros. A partir de 1999, o portfólio de aviões comerciais ganhou novo impulso com a família dos E-Jets, que inclui os modelos E170, E175, E190 e E195. Com os novos aviões, a Embraer se transformou na terceira maior fabricante aeronáutica do mundo, atrás apenas das gigantes Boeing e Airbus. A Embraer tem se dedicado ao desenvolvimento da segunda geração dos E-Jets, batizada de E2, com os modelos E175-E2, E190-E2 e E195-E2. Na área de defesa, o principal projeto é o cargueiro militar KC-390, o maior avião militar já desenvolvido pela Embraer, cujos protótipos estão na fase final de testes em voo.