Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 16 de dezembro de 2018

Especial de Domingo

Saiba mais sobre a excelente Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas - EMCA, sediada em Taubaté - SP.
Boa leitura.
Bom domingo!

Escola de Ciências Aeronáuticas de Taubaté forma mais de 50 técnicos
Mais de cinquenta técnicos de manutenção aeronáutica se formaram na última sexta-feira, 14 de dezembro de 2018, pela EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas de Taubaté. A solenidade presidida pelo diretor José Fernando de Lacerda Machado marcou a formatura de alunos distribuídos pelas especialidades de Aviônica, Célula e Grupo Motopropulsor.

Falcon DA-10
O evento foi realizado dentro do próprio hangar da instituição, ao lado de equipamentos de apoio à instrução como um jato Falcon DA-10, cujos comandos e painel foram revitalizados por um grupo de alunos voluntários, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos com duração de dois anos.

Certificados
José Fernando de Lacerda Machado
Diretor da EMCA
Em sua fala final, o diretor Lacerda pontuou os nomes de representantes de organizações que proporcionam estágio e apoio aos alunos durante a fase de formação, como é o caso do Comando de Aviação do Exército, Aeroclube Regional de Taubaté, Collins Aeroespace, entre outras. Além dos certificados de conclusão, alunos que se destacaram em atividades voluntárias de apoio à escola receberam diplomas de agradecimento, como é o caso da formanda Krysia Cunha que, graças à sua formação nas três especialidades oferecidas pela EMCA, foi convidada a fazer parte do quadro de instrutores de fundamentos teóricos do Aeroclube Regional de Taubaté, na disciplina de Conhecimentos Técnicos, para os cursos de Piloto Privado e de Comissários de Bordo.

Segundo o diretor Lacerda, nos 14 anos de existência da EMCA, mais de 80 formados pela escola, mediante concurso, foram incorporados à Aviação do Exército Brasileiro, na graduação de sargentos do quadro de temporários, para atuarem como mecânicos de aeronaves.

EMCA
A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas "Eng. João Ortiz" é uma escola técnica de aviação civil mantida pela Prefeitura Municipal de Taubaté, SP, que oferece, gratuitamente, o curso técnico de manutenção de aeronaves, com duração de dois anos, nas especialidades de Célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos), Aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos) e Motopropulsor.

Os profissionais formados pela EMCA destacam-se nas avaliações da ANAC, nas quais o índice de aprovação dos alunos da EMCA é 97%. São 27 vagas para cada habilitação.O processo seletivo é anual. O edital é divulgado em agosto e as inscrições ocorrem entre setembro e outubro. A prova é feita em novembro e os resultados são divulgados em dezembro. As matrículas e o início das aulas acontecem no mês seguinte.

Contato: Rua Tomé Portes Del Rei, 507, Vila São José, Taubaté, SP. Telefone (12) 3608-7579.