Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 9 de dezembro de 2018

Especial de Domingo

Confira hoje informações sobre a nova sede do CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.
Boa leitura.
Bom domingo!

FAB inaugura novas instalações de Centro de Instrução em MG
A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, no dia 5 de dezembro de 2018, a nova sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A unidade, voltada para a formação e adaptação de oficiais, conta agora com um moderno conjunto de edifícios em uma área de 711 mil metros quadrados. Dentre as instalações, o CIAAR passa a ter um avançado complexo de esportes, 56 salas de aula, seis alojamentos com capacidade para mais de 400 alunos, auditório com 800 lugares e dois hotéis. A nova escola é resultado do trabalho conjunto entre a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Capacitação
O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, diz que a entrega da nova unidade atende com excelência um dos pilares do processo de Reestruturação pelo qual a Força Aérea passa: a capacitação de recursos humanos. "Certamente, aqui em Lagoa Santa, teremos um centro muito importante para a padronização da formação e doutrinamento do nosso pessoal", ressalta. Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, esta é uma iniciativa que reconhece o valor da educação para o Comando da Aeronáutica. "É uma instituição que enxerga a necessidade de formação de seus homens, que são os maiores valores da Força Aérea. Os alunos terão aqui um estabelecimento de ensino de ponta, com conceitos de sustentabilidade", acrescenta.

Da Pampulha para Lagoa Santa
Para marcar o encerramento das atividades do CIAAR em Belo Horizonte, no aeroporto da Pampulha, e o início dos cursos em Lagoa Santa, foi acesa, na antiga sede, uma chama simbolizando o conhecimento. Ela foi conduzida em uma tocha por militares do efetivo, em corrida de revezamento, até alcançar uma pira nas novas instalações. A solenidade foi encerrada com um concerto da Banda Sinfônica Asas de Minas, formada por militares do CIAAR.

História
Criado em 26 de setembro de 1983, o CIAAR nasceu com os cursos de Capelães e do Quadro Feminino de Oficiais e Sargentos. Ao longo de 35 anos, novos cursos foram incorporados e outros remodelados com a missão de capacitar pessoas para o desempenho da função como Oficial subalterno e intermediário na FAB.

Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER e Cabo André Feitosa/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Wanderson Nunes/CECOMSAER

Fonte: FAB