Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Heróis Brasileiros

Dia da Vitória é celebrado no Rio de Janeiro

Com sobrevoo e manobras da Esquadrilha da Fumaça aconteceu nesta última quarta-feira (08/05/2019) a celebração do 74º aniversário do término da Segunda Guerra Mundial. O chamado Dia da Vitória foi celebrado em cerimônia no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. O Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, inaugurado em 1960, foi o palco das homenagens aos heróis brasileiros que lutaram no maior conflito bélico do século 20, em defesa da democracia e da liberdade.

Força Aérea
Uma das organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) homenageada com a Medalha da Vitória foi a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que forma e aperfeiçoa os graduados do Comando da Aeronáutica. Ex-integrantes da Marinha de Guerra, da Marinha Mercante, da Força Expedicionária Brasileira e do Grupo de Aviação de Caça, ex-combatentes e veteranos que participaram ao lado dos aliados, foram homenageados pelo sacrifício, bravura e glória defendendo a honra da Pátria e os ideais de democracia. "Hoje, nos unimos neste monumento para, mais uma vez, legitimarmos e agradecermos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que a paz e a concórdia fossem restituídas em todo o mundo. Mais que nosso reconhecimento, é nosso dever preservar as conquistas que nos foram asseguradas por nossos antepassados. Honrar a trajetória digna de respeito daqueles que lá estiveram. E, acima de tudo, preservar a vocação brasileira para a resolução de conflitos, a marca assertiva que nossos soldados de ontem e de hoje trazem consigo: combater o bom combate e buscar a paz acima de tudo", declarou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Heróis de verdade 
O presidente Jair Bolsonaro disse que estar ao lado de pessoas que garantiram a nossa liberdade tem um grande valor. "Minha continência, meu respeito e minha admiração. Estes são os heróis de verdade da nossa Pátria!", declarou, citando o Tenente Amaro dos Santos, da Marinha; o Coronel Adelino Raposo, do Exército; e o Major João Rodrigues Filho, da Aeronáutica. "Feliz a Pátria que tem suas Forças Armadas com o compromisso de lutar a qualquer preço por sua liberdade e sua democracia. O exemplo desses, no passado, se faz presente na alma do soldado brasileiro e daqueles que têm a honra de servir a sua Pátria com o sacrifício da própria vida. Eu acredito nas Forças Armadas brasileiras. O dia 8 de maio nunca será esquecido, o exemplo de vocês estará sempre no nosso meio", completou o Presidente Jair Bolsonaro.

Cerimônia
Uma coroa de flores foi depositada no Túmulo do Soldado Desconhecido pelo presidente da República e pelo Ministro da Defesa. A Marinha do Brasil, com seu navio patrulha Gurupi, executou a salva-fúnebre de 15 tiros. Como homenagem da FAB, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou o Monumento dos Pracinhas e pétalas de rosas foram jogadas sobre o túmulo. Logo após, houve o desfile das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O grupamento da FAB no evento foi constituído pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro, desfilando com o estandarte do 1º Grupo de Aviação de Caça, que participou da campanha na Segunda Guerra Mundial. Os ex-combatentes e veteranos desfilaram a pé e embarcados em viaturas históricas pertencentes ao Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro. Ao redor do monumento, uma exposição de materiais operativos das Forças Armadas - alguns deles utilizados na Segunda Guerra Mundial - atraiu a atenção do público.

Fotos: Sargento Raeder e Luiz Eduardo Perez / DECEA

Fonte:FAB