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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 27 de outubro de 2019

Especial de Domingo

Hoje, um pouco mais da cobertura de Oshkosh AirVenture 2019, por voluntários do NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo!

Oshkosh 2019
Waco CSO: um clássico na Oshkosh AirVenture
Entre milhares de aeronaves que voaram para a AirVenture 2019, em Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), de 22 a 28 de julho, havia uma raridade, cujo modelo tem significado para a história da aviação brasileira: um preservado Waco CSO. No gramado dedicado aos clássicos (“vintages”) lá estava ele, entre outros exemplares da primeira metade do século XX.

O aparelho, em perfeitas condições de voo, possui a matrícula NC656N e foi fabricado em 1930.

O Waco CSO leva três pessoas, sendo dois passageiros na nacele dianteira e o piloto no assento posterior; mede 6,85 m de comprimento e 9,32 m de envergadura; originalmente era impulsionado por um motor radial de sete cilindros Wright Whirlwind R-760 com 250 hp, suficiente para voar até 210 quilômetros por hora.

O exemplar de Oshkosh ostenta placa informativa constando motor de 285 hp.

Museus
No Brasil, o Waco CSO foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932, tanto pelo Grupo Misto de Aviação, no lado legalista, quanto pela aviação paulista. Após o conflito, foi empregado nas linhas dos correios aéreos Militar e Naval, entre 1932 e 1941. E permaneceu ativo, na condição de avião de transporte na Força Aérea Brasileira, até 1948. 

Hoje, pelo menos dois exemplares, apenas para exposição estática, lembram a utilização do modelo em solo brasileiro: um está no Musal – Museu Aeroespacial, no Rio, pintado na cor vermelha; e outro no acervo do ora fechado Museu Asas de um Sonho, em São Carlos (SP), com pintura verde com faixas brancas , conforme o padrão adotado, em São Paulo, pela aviação constitucionalista.

Saiba mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932: Blog do NINJA de 8/07/12.

Saiba mais sobre Oshkosh 2019: 18/8/2019

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