NINJA - Saiba mais:

domingo, 27 de outubro de 2019

Especial de Domingo

Hoje, um pouco mais da cobertura de Oshkosh AirVenture 2019, por voluntários do NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo!

Oshkosh 2019
Waco CSO: um clássico na Oshkosh AirVenture
Entre milhares de aeronaves que voaram para a AirVenture 2019, em Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), de 22 a 28 de julho, havia uma raridade, cujo modelo tem significado para a história da aviação brasileira: um preservado Waco CSO. No gramado dedicado aos clássicos (“vintages”) lá estava ele, entre outros exemplares da primeira metade do século XX.

O aparelho, em perfeitas condições de voo, possui a matrícula NC656N e foi fabricado em 1930.

O Waco CSO leva três pessoas, sendo dois passageiros na nacele dianteira e o piloto no assento posterior; mede 6,85 m de comprimento e 9,32 m de envergadura; originalmente era impulsionado por um motor radial de sete cilindros Wright Whirlwind R-760 com 250 hp, suficiente para voar até 210 quilômetros por hora.

O exemplar de Oshkosh ostenta placa informativa constando motor de 285 hp.

Museus
No Brasil, o Waco CSO foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932, tanto pelo Grupo Misto de Aviação, no lado legalista, quanto pela aviação paulista. Após o conflito, foi empregado nas linhas dos correios aéreos Militar e Naval, entre 1932 e 1941. E permaneceu ativo, na condição de avião de transporte na Força Aérea Brasileira, até 1948. 

Hoje, pelo menos dois exemplares, apenas para exposição estática, lembram a utilização do modelo em solo brasileiro: um está no Musal – Museu Aeroespacial, no Rio, pintado na cor vermelha; e outro no acervo do ora fechado Museu Asas de um Sonho, em São Carlos (SP), com pintura verde com faixas brancas , conforme o padrão adotado, em São Paulo, pela aviação constitucionalista.

Saiba mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932: Blog do NINJA de 8/07/12.

Saiba mais sobre Oshkosh 2019: 18/8/2019

Programe-se para Oshkosh 2020: Clique aqui