Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 6 de março de 2020

Tráfego Aéreo

Atech apresenta sistema de gerenciamento de tráfego aéreo na Espanha
A Atech S.A., empresa do Grupo Embraer, apresenta durante o World ATM Congress 2020, que acontece de 10 a 12 de março, em Madri (Espanha) a mais nova versão do produto Skyflow Cloud, desenvolvido para as plataformas em nuvem. O Skyflow é o sistema avançado de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo desenvolvido para o mercado global. Com a nova versão em nuvem, a Atech busca potencializar o acesso de mais países a um sistema próprio de gestão do espaço aéreo local, atendendo às necessidades e as especificidades de cada país com investimentos e custos de manutenção menores. Atualmente, apenas sete regiões em todo o mundo contam com sistemas próprios de gerenciamento de fluxo. Além do Brasil e da Índia, que contam com sistemas desenvolvidos pela Atech, apenas Estados Unidos, Europa, Japão, Austrália e África do Sul possuem sistemas semelhantes.

Características
O sistema Skyflow integra, entre outros, diferentes informações das companhias aéreas, aeroportos, órgãos de controle, reguladores, meteorologia, posicionamento de aeronaves, planos de voo, espaço aéreo e comunicação, essenciais para a otimização do fluxo de tráfego aéreo. Com esta integração, o sistema permite que os órgãos de controle do tráfego aéreo atuem para equilibrar a demanda de voos com a capacidade operacional, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e pontualidade dos voos. Ao hospedar o sistema em nuvem, o Skyflow Cloud diminui os prazos de implantação, otimizando o início das operações no país interessado na solução. Além disso, os investimentos com infraestrutura, manutenção e estrutura operacional são reduzidos.

Origem
O Skyflow foi desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, tendo sido escolhido pela Airports Authority of India (AAI) por apresentar uma solução competitiva e de excelência técnica, customizada às necessidades do setor aeronáutico indiano. Fruto de uma visão estratégica do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o Brasil opera desde 2012 no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) o sistema avançado de gestão de fluxo de tráfego aéreo, SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), um dos sistemas pioneiros de gestão de fluxo aéreo no mundo. O SIGMA foi desenvolvido pela Atech em parceria com o DECEA, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: Rossi Comunicação