Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ação Cívico-Social

FAB leva militares das FFAA para apoio de saúde aos xavantes
Como mais uma das ações do Governo Federal no combate à pandemia da COVID-19, começou, dia 27 de julho de 2020, a primeira fase da Missão Xavante. É mais uma ação interministerial das Pastas da Defesa e da Saúde, na região Centro-Oeste do Brasil, levando assistência médica e insumos para auxiliar a população de brasileiros indígenas.

9 mil índios
Na primeira fase, a estimativa é atender cerca de nove mil brasileiros da etnia Xavante, que vivem nas aldeias localizadas no entorno dos Polos Bases de São Marcos e Campinápolis. Os Polos fazem parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, situado em Barra do Garças, no estado do Mato Grosso.

Força Aérea
Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), foram deslocados para a região 24 profissionais de saúde das Forças Armadas, oriundos de Hospitais e Organizações Militares de Curitiba (PR), do Rio de janeiro (RJ) e de Brasília (DF). São médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologista, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que reforçarão o atendimento médico local realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI Xavante. Também, foram transportadas cerca de três toneladas de insumos de saúde. Na carga, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde, para abastecer a primeira fase da missão e os Polos Bases do Distrito.

Texto: Com informações de Maristella Marszalek e 1º Ten Josiany , da 5ª RM