Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

FAB leva ajuda ao Líbano com duas aeronaves
A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega duas aeronaves – o KC-390 Millennium e o Embraer 190 VC-2 – na missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa. Cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil, são transportadas para Beirute. nesta quarta-feira (12). A decolagem ocorreu da Base Aérea de São Paulo (BASP), quarta-feira, dia 12 de agosto de 2020, rumo a Fortaleza (CE), onde o primeiro pouso técnico foi realizado. A chegada em Beirute. Cada aeronave fará cerca de 30 horas de voo.

Ajuda
O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviou ajuda em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto. A decisão foi anunciada no domingo, 9, pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano. O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

KC-390
A aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul, resultado da parceria entre a FAB e a Embraer, participa de sua primeira missão internacional com tripulação composta, exclusivamente, por militares da Força Aérea. Já a aeronave Embraer 190 VC-2 transporta a delegação da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro. Fazem parte da delegação, ainda, Senadores, Autoridades Federais, Representantes da Comunidade Libanesa no Brasil e especialistas em assistência humanitária. Nesta missão, o Ministério da Saúde envia medicamentos e insumos básicos de saúde como antibióticos, corticoides, analgésicos,ataduras, seringas e cateteres. Além disso, são transportadas mais 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares mecânicos e alimentos, doados pela comunidade de origem libanesa no Brasil.

Trajeto das aeronaves
Ida: Guarulhos – Fortaleza – Ilha do Sal – Valência – Beirute

Fonte: FAB