Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 1 de agosto de 2020

Combate a incêndios

Aeronaves da Marinha e da Força Aérea combatem fogo no Pantanal
A Marinha do Brasil segue auxiliando a operação de combate ao incêndio que atinge a região do Pantanal. No dia 27 de julho de 2020, a operação ganhou o reforço de uma aeronave UH-15, que foi enviada de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O helicóptero utiliza o equipamento “bambi bucket”, que é capaz de despejar 2 mil litros de água por voo. Uma considerável ajuda no combate ao fogo.

Hércules e Black Hawk da FAB
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) também atuam no combate ao incêndio que atinge o Pantanal no Mato Grosso do Sul. São elas: o C-130 Hércules, operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, e o H-60L Black Hawk, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera. Por conta das queimadas na região e, atendendo ao pedido do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, o Ministério da Defesa deflagrou, no dia 25, a Operação Pantanal. As Forças Armadas estão empregando aeronaves no combate aos incêndios e atuam em parceria com agências federais e estaduais.

MAFFS
O C-130 realiza voos, a partir da Ala 5 - Base Aérea de Campo Grande, com destino às áreas afetadas pelas chamas. O avião utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros). A aeronave tem capacidade de lançamento de até 12 mil litros de água em cada decolagem. Além disso, o reservatório em solo tem capacidade para 22 mil litros de água.