Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 8 de agosto de 2020

Defesa Aérea

FAB treina combate com técnicas Além do Alcance Visual
Militares do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) e do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) participaram, de 20 a 31 de julho de 2020, do Exercício Doutrinário de Combate BVR (do inglês Beyond Visual Range - Além do Alcance Visual) em cenários de média complexidade. O treinamento aconteceu na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO).

F5 e E-99
Foram empregadas as aeronaves F-5M e E-99. Este último tipo provê o controle em voo para o treinamento. A finalidade é promover o intercâmbio entre operadores do caça F-5M, treinar táticas e técnicas em cenários de combate aéreo BVR e, ainda, contribuir para a manutenção operacional dos pilotos do 1º GDA que se preparam para o recebimento das aeronaves F-39 Gripen. O apoio logístico à operação das aeronaves está a cargo do Grupo Logístico de Anápolis (GLOG-2).

Integração
Para o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, o treinamento permite uma integração entre os pilotos de F-5M e controladores de combate BVR, contribuindo para o preparo e emprego de suas equipagens operacionais.

Preparo
Fundamental para o sucesso de qualquer missão é o preparo operacional das tripulações. Para isso, a doutrina e o treinamento são de responsabilidade do Comando de Preparo (COMPREP). Sendo assim, para atingir alto nível técnico e doutrinário, os Esquadrões da Força Aérea realizam treinamentos regulares, a fim de agirem com a pronta-resposta requerida na execução das ações.

Fonte: FAB