Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 7 de novembro de 2020

Heróis Brasileiros

Cidade italiana homenageia Tenente Cordeiro, piloto e herói brasileiro na II Guerra
A Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e a Prefeitura da cidade italiana de Pianoro, localizada na região da Emilia Romagna, promoveram, no dia 03 de novembro de 2020, uma cerimônia em homenagem ao Tenente John Richardson Cordeiro e Silva. O Oficial, pertencente ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), foi o primeiro piloto brasileiro falecido em combate durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 6 de novembro de 1944, ao ser abatido pela artilharia antiaérea inimiga quando sobrevoava a Vila de Livergnano, pertencente a Pianoro. Bem próximo ao local da queda da aeronave, foi construído um monumento em sua memória. Participaram do evento o Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália, Coronel Aviador André Luiz Alves Ferreira; a Prefeita de Pianoro, Franca Filippini; o Presidente do Conselho da Prefeitura, Gabriele Minghetti; a Assessora de Educação, Flávia Calzá; o Assessor de Obras Públicas, Giancarlo Benaglia; o Suboficial Luciano Carvalho; e o Suboficial Carabinieri Pietro Calabrese.

Em favor da liberdade e da democracia
Foi realizada a imposição de duas coroas de flores em memória ao Tenente Cordeiro, sendo uma ofertada pela Prefeitura e outra pela Adidância, em nome da Força Aérea Brasileira (FAB). Em seguida, foi executado o toque de silêncio. O Coronel André Luiz agradeceu, em nome do Comando da Aeronáutica, à Prefeitura de Pianoro pelo apoio prestado para a realização da cerimônia. "Esta é uma justa homenagem ao Tenente Cordeiro, que deixou voluntariamente o Brasil para lutar nos céus da Itália, viveu a dura realidade da guerra e perdeu sua vida em favor da defesa da liberdade e da democracia", disse.

Bravura
A Prefeita Franca Filippini também enalteceu a bravura do Tenente Cordeiro, bem como o belo gesto de preservar a memória do seu sacrifício, a fim de inspirar as novas gerações a buscarem sempre um mundo mais justo e pacífico. Após encerrada a solenidade, foi realizada uma visita ao “The Winter Line Museum”, em Livergnano, pertencente ao Diretor Umberto Magnani. No museu, está exposta uma coleção de objetos militares da Segunda Guerra Mundial, como rádios, capacetes, cantis e talheres. Em local de destaque, encontram-se pequenas partes da aeronave P-47 Thunderbolt pilotada pelo Tenente Cordeiro na missão em que perdeu sua vida.

Fonte: FAB