Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Operação Amapá

FAB transporta equipamentos que suprem a falta de energia no Amapá
O C-130 Hércules FAB 2477, da Força Aérea Brasileira (FAB), operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, continua cumprindo missões em proveito da Operação Amapá. No domingo, 08 de novembro de 2020, foram transportadas cerca de 15,5 toneladas de carga. A aeronave decolou da Ala 8, em Manaus (MN), às 10h35 (horário de Brasília), e pousou em Macapá (AP) às 13 horas, transportando dois geradores, cada um pesando 3,2 toneladas. Foram transportadas, também nesta etapa, 2,68 toneladas de baterias para urnas eletrônicas.

C-130 Hércules
Após efetuar o descarregamento do material, a aeronave retornou à Ala 8, onde carregou mais dois geradores, totalizando 6,4 toneladas. A decolagem de Manaus ocorreu às 20 horas e o pouso, novamente em Macapá, às 22h20. Os geradores transportados serão utilizados para restabelecer o fornecimento de energia no Amapá. Conforme o piloto do C-130, Capitão Aviador Rodrigo Vilar Falleiro, o trabalho de toda a tripulação, desde que acionada para a Operação Amapá, é realizado de forma coordenada e precisa. "É uma honra atuar pela Força Aérea Brasileira em prol do povo brasileiro, prestando nosso serviço com profissionalismo e mostrando nossa pronta-resposta em atender às necessidades dos que precisam", disse. A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário.

KC-390 Millennium
No sábado, 07 de novembro de 2020, uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, transportou mais de 14 toneladas de equipamentos para Amapá (AP). A população do estado estava sem o fornecimento de energia elétrica desde o dia 3 de novembro, após incêndio em uma subestação. O FAB 2854 decolou da Ala 2, em Anápolis (GO), às 13h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 1, em Brasília (DF), onde pousou às 13h30, para carregamento e transporte de 1.200 unidades de baterias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que serão utilizadas nas urnas para as Eleições 2020, totalizando 2,68 toneladas. A decolagem da Ala 1 foi às 17h55 e o pouso na Ala 8, em Manaus (MN), às 21h, quando dois geradores, com total de 11,4 toneladas, foram carregados. A aeronave pousou em Macapá (AP) às 00h40 de domingo (08).

Solução dos problemas
O piloto do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, comentou a atuação na missão. "É muito importante prestar este apoio e saber que a Força Aérea, nas asas do KC-390 Millennium, pode transportar parte da solução dos problemas que afetam o estado. Assim, comprova também a pronta-resposta para atendimentos das necessidades da Nação", disse o Oficial.

Fonte: FAB