Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Operação Verde Brasil 2

Com apoio de 11 aeronaves, Operação Verde Brasil 2 continua na Amazônia
Com militares da Força Aérea Brasileira, Marinha e Exército, coordenados com agentes de órgãos de Segurança Pública e de Proteção Ambiental, no dia 11 de novembro de 2020, a Operação Verde Brasil 2 completou seis meses de ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais na região da Amazônia Legal. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Defesa com o emprego de militares das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Até o momento, a missão assegurou o combate de mais de 7,5 mil focos de incêndio. Foram executadas mais de 51,3 mil inspeções e patrulhas navais e terrestres, incluindo bloqueio e controle de estradas.

Garantia da Lei e da Ordem
A permanência das Forças Armadas na GLO (Garantia da Lei e da Ordem), na Amazônia Legal, foi autorizada pelo Decreto 10.539 de 4/11/2020, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. A missão busca contribuir com as ações para preservação da Amazônia previstos pelo Conselho Nacional da Amazônia (CNA). Em média, estão envolvidos 3,4 mil militares e 300 agentes de órgãos parceiros. O efetivo de militares é reforçado sempre que necessário. As ações utilizam 160 viaturas, 42 embarcações, dois navios e 11 aeronaves.

Resultados
Em seis meses, mais de 99 mil hectares foram embargados. O valor das multas e termos de infração aplicados ultrapassam R$ 1,79 bilhão. Esse montante corresponde a sete vezes mais o que o investido na própria operação. Em 180 dias de ação, foram emitidos 183 autos de prisão em flagrante delito. A Verde Brasil 2 apreendeu 178 mil metros cúbicos de madeira ilegal, além de 26,3 mil armas e munições e 390 kg de drogas. Além disso, foram realizadas mais de 1,2 mil ações de apoio logístico aos órgãos de Segurança e Proteção Ambiental e apreendido 36.774 litros de combustível.

A operacão
Com a ação dos agentes públicos, mais de 99 mil hectares foram embargados. O valor das multas e termos de infração aplicados ultrapassam R$ 1,79 bilhão. Esse montante corresponde a sete vezes mais o que o investido na própria operação. Em 180 dias de ação, foram emitidos 183 autos de prisão em flagrante delito. A Verde Brasil 2 apreendeu 178 mil metros cúbicos de madeira ilegal, além de 26,3 mil armas e munições e 390 kg de drogas. Além disso, foram realizadas mais de 1,2 mil ações de apoio logístico aos órgãos de Segurança e Proteção Ambiental e apreendido 36.774 litros de combustível.