Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Especial de Domingo

Uma merecida premiação internacional para Ozires Silva é o destaque de hoje. Mais um reconhecimento à inteligência, aos esforços e à dedicação deste grande brasileiro.
Boa leitura.
Bom domingo!

Ozires é o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim de engenharia aeronáutica
O engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais importantes condecorações internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. A revelação ocorreu dia 18 de fevereiro de 2021, em um comunicado do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA, na sigla em inglês), responsável pela comenda. “Este distinto reconhecimento ao engenheiro Ozires Silva considera suas excepcionais e inovadoras contribuições para a aviação. Sua paixão, coragem e liderança abriram caminho para que a Embraer se expanda de forma que poucos imaginavam, transformando a aviação regional e levando a nossa empresa a ser admirada globalmente. É uma honra e um grande privilégio para mim e para todos os meus colegas da Embraer sermos inspirados diariamente por sua visão pioneira e espírito inovador”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Premiação internacional
A medalha Daniel Guggenheim foi criada em 1929 como uma premiação internacional, com o propósito de reconhecer pessoas que tiveram conquistas notáveis ​​no campo aeronáutico. A nomeação é realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos. Na lista de personalidades reconhecidas há pioneiros da aviação e profissionais que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história.

Nomes destacados
Entre alguns destaques da indústria estão: William E. Boeing, Lawrence D. Bell, Leroy R. Grumman, Igor Sikorsky, Charles Lindbergh, James S. McDonnell, Marcel Dassault, entre outros.

William E. Boeing
Lawrence D. Bell
Leroy R. Grumman
Igor Sikorsky
Charles Lindbergh
James S. McDonnell
Marcel Dassault

Ozires Silva
Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru - SP. Em 1948, entrou para a escola da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde obteve sua licença de piloto militar, quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos - SP para estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica, em 1962. Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, do atual DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante. Na Força Aérea Brasileira chegou ao posto de Tenente-Coronel. Ozires Silva liderou a Embraer entre os anos de 1970 até 1986 e retornou em 1992, para presidir a companhia até a sua privatização, em dezembro de 1994.

Fonte: Embraer