Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 1 de março de 2021

Aviação do Exército

Há 106 anos, morria o Capitão Ricardo Kirk, patrono da Aviação do Exército
Hoje, 01 de março de 2021, se recorda um fato histórico ocorrido há exatos 106 anos: o falecimento do Capitão Ricardo Kirk. No decorrer da Campanha do Contestado, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, em 01 de março de 1915, durante a que seria a primeira operação de bombardeio aéreo no território brasileiro, fortes ventos fizeram a aeronave de Kirk perder a estabilidade e colidir com um pinheiro. O acidente causou a morte do aviador, com quase 41 anos de idade. Mais tarde viria a ser reconhecido como patrono da Aviação do Exército.

Cruz de Kirk
No local onde sofreu o acidente, hoje município de General Carneiro (PR), dormentes de ferrovia serviram para a construção de uma tosca cruz de madeira, fincada por um humilde carroceiro que resgatou os destroços do avião. Chamava-se Ricardo Pohl e inscreveu com uma faca - se errados estão na grafia, certos ficam no significado - os seguintes dizeres: “Aqui faleceo de desastre o aviador Kap. Ricardo Kirquen – 1º de Março de 1915”. A cruz, atualmente, faz parte do acervo do Espaço Cultural da Aviação do Exército, em Taubaté (SP).

Memorial
Em 1943, os restos mortais de Ricardo Kirk foram transladados de União da Vitória-PR para o nicho nº 14 da Cripta do Mausoléu dos Aviadores, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Em 12 de dezembro de 1995, a Força Aérea Brasileira, com o consentimento da família Kirk e como justa homenagem àquele pioneiro, houve por bem promover o reencontro do Capitão Ricardo João Kirk com suas origens e ligar o passado ao presente, trazendo-o para repousar no Memorial erigido na “Alameda dos Pioneiros”, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, SP, nomeado de “Forte Ricardo Kirk”.