Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Museus

Gripen F-39 é atração no Museu Aeroespacial Exposição até 22/08/22
Como parte das comemorações do 149º aniversário de Santos Dumont e o Bicentenário da independência do Brasil, o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), realiza a Exposição Gripen, uma mostra pública de uma réplica em tamanho real do F-39E Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). A exposição estará aberta a visitação até o dia 22 de agosto de 2022. O museu possui entrada e estacionamento gratuitos e funciona de terça a domingo das 9h da manhã até as 16h da tarde.

A exposição
Os visitantes do MUSAL poderão ver a réplica do F-39E que representa diversas características da aeronave com riquezas de detalhes, demostrando as linhas gerais do design do caça e alguns dos armamentos e sensores empregados. Além da visualização externa, o público tem a oportunidade de conhecer o interior da cabine do Gripen. Para isso, é necessário agendamento prévio no site da exposição do MUSAL com vagas limitadas. Esta visita é orientada por um oficial aviador da FAB que explica, de forma didática, detalhes da operação dos diversos sistemas na aeronave e supervisiona a entrada e saída da cabine.

Cabine
No interior da cabine, destaque para a representação do WAD (Wide Area Display) desenvolvido pela AEL sistemas que permite ao piloto a customização das informações apresentadas durante as missões que podem aparecer de forma simultânea ou serem priorizadas dependendo da necessidade, o que diminui a carga de trabalho durante as missões.

Caça Gripen
O F-39 Gripen é um caça multimissão de geração 4.5+ desenvolvido pela empresa sueca SAAB e adquirido pela Força Aérea da Suécia (Flygvapnet) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). É capaz de operar com diversos sensores e armamentos no estado da arte da aviação militar estando entre os caças mais modernos do mundo. O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realização de campanhas de ensaios de voo em território nacional. Até o momento mais dois caças foram entregues ao Brasil, com mais dois podendo ser entregues em breve.

Fonte: Portal Poder Aéreo

Ninja-Brasil: versão para a web