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sábado, 31 de agosto de 2019

Transporte Aéreo

JetSmart, empresa de tarifa reduzida, quer voar no Brasil
A companhia aérea JetSmart solicitou autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar voos internacionais para o Brasil a partir da Argentina e do Chile. A empresa praticante de tarifas de baixo custo pertence ao fundo Índigo Partners, dos Estados Unidos Caso receba o aval da agência reguladora, a JetSmart será a 4ª low cost, como são chamadas esse tipo de companhia, a ter liberação para operar voos internacionais para o Brasil. A europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi já possuem autorização da Anac para voar. De acordo com a agência, o interesse estrangeiro deve-se à aprovação pelo governo Jair Bolsonaro de novas regras relacionadas à franquia de bagagem.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Embraer

Embraer amplia unidade Eugênio de Melo
A Embraer anunciou, dia 19 de agosto de 2019, investimento de US$ 30 milhões na expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). Com a construção de novas instalações, o local passará a ter capacidade para mais de 4 mil funcionários, quase o triplo dos atuais 1.500 profissionais que trabalham nas áreas de manufatura, desenvolvimento, engenharia, testes estruturais e de sistemas, centro de formação de pessoas, entre outras atividades administrativas e de pesquisa.

600 empregos
Ao menos 600 vagas temporárias foram criadas para a construção de quatro novos prédios. Um deles se tornará o centro global de engenharia e tecnologia da empresa e outro será dedicado ao atendimento e treinamento de clientes, abrigando simuladores de voo e outras tecnologias para prover instrução de procedimentos técnicos aos operadores de aeronaves da companhia. Também estão contemplados no projeto um prédio para áreas administrativas e um centro histórico dedicado aos 50 anos da Embraer e avanços da indústria aeronáutica nacional.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Tecnologia

Embraer prepara seu primeiro avião elétrico
O primeiro avião 100% elétrico da Embraer já está pronto para receber os sistemas e componentes de voo. O anúncio foi feito pela Embraer, dia 16 de agosto de 2019. A aeronave é uma adaptação do avião agrícola Ipanema e recebeu um esquema de pintura especial. O avião não tem nome ainda. O projeto havia sido anunciado pela Embraer em maio e será fruto de um acordo de cooperação científica e tecnológica com a multinacional brasileira Weg, que está desenvolvendo o motor e o inversor do avião.

A Embraer firmou, também, uma parceria com a Parker Aerospace, que será responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia. A fuselagem já está pronta e adaptada para receber baterias e sistemas elétricos do avião. Durante os próximos meses, as equipes técnicas da Embraer e da Weg continuarão testando os sistemas em laboratório para integração no avião e farão os ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Aviação Naval

Em 2019, a Aviação da Marinha do Brasil completa 103 anos
Criada em 1916, a Aviação Naval foi a primeira força armada do Brasil a estabelecer o emprego de aviões para cumprimento de sua missão. O mesmo recurso tático e estratégico viria a ser empregado pelo Exército três anos mais tarde, com a criação da Escola de Aviação Militar. A fusão dos aparatos de operação aérea da Marinha e do Exército daria suporte, em 1941, para a criação da Força Aérea Brasileira. Passados alguns anos, as forças naval e terrestre voltaram a dispor de aeronaves, para atuação em contextos operacionais próprios.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Aeronaves

FAB emprega avião com módulo de combate a incêndios na Amazônia

A Força Aérea Brasileira disponibilizou duas aeronaves C -130 Hércules equipadas com módulos de combate a incêndio para atuarem na região de Porto Velho, no estado de Rondônia.

A mobilização atende ao decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, assinado no dia 23 de agosto de 2019, autorizando a ação das Forças Armadas no combate a queimadas na Floresta Amazônica, mediante solicitação dos governo estaduais. A FAB também disponibiliza aeronaves para transporte de bombeiros de outros estados para trabalho de combate ao fogo na região, onde, normalmente, em todos os anos, ocorrem focos de incêndio na época da seca.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Gripen NG F-39

Primeiro Gripen F-39 da FAB fez hoje, 26, seu voo inaugural
Realizou-se, hoje, 26 de agosto de 2019, o voo inaugural do primeiro exemplar do caça brasileiro Gripen E (NG), número de série 39-6001. Às 14h41, horário da Europa Central, a aeronave, designada F-39 e matrícula FAB 4100, decolou com o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operava a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia. A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu pontos de teste para verificar o manuseio básico e as qualidades de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar se o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas. “Este marco é uma prova da grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos desde que o contrato foi assinado, o primeiro brasileiro Gripen realizou seu primeiro voo”, diz Håkan Buskhe, presidente e diretor executivo da Saab.

Testes
A aeronave é o primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira e será usada no programa de teste conjunto como plataforma de teste. As principais diferenças em comparação com as aeronaves de teste anteriores são que o 39-6001 tem um leiaute de nacele totalmente novo, com um amplo Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra grande diferença é um sistema de controle de voo atualizado com regras de controle atualizadas para o Gripen E. Ele também inclui modificações em hardware e software. “Para mim, como piloto, foi uma grande honra pilotar a primeira aeronave brasileira Gripen E, pois sei o quanto isso significa para a Força Aérea Brasileira e para todos da Saab e nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas plataformas e nos simuladores. Esta foi também a primeira vez que voamos com a Wide Area Display no cockpit, e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram confirmadas”, diz Richard Ljungberg, piloto de teste da Saab. O 39-6001 agora se juntará ao programa de teste para expansão adicional de envelopes, bem como para testes do sistema tático e dos sensores.

Fonte: Saab

Aeronaves

O primeiro voo do avião radar modernizado da FAB
Uma aeronave radar E-99M da FAB, que está em processo de modernização, realizou, no dia 16 de agosto de 2019, em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo após iniciado o trabalho pela Embraer. Foi um voo experimental, marcando a conclusão de mais uma etapa do projeto. “Foram desmontados todos os equipamentos e a aeronave foi redesenhada para receber uma nova configuração. Esse voo concretiza o término de uma das fases da modernização, demonstrando que a aeronave está em condições de voo frente a todo esse complexo desenvolvimento”, explica o gerente do projeto de modernização da aeronave, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques. O E-99M será operado pelo Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), na Ala 2, em Anápolis (GO). De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, o ganho operacional será relevante. “A modernização possibilitará uma melhor visualização dos tráfegos, que mais informações sejam captadas, um incremento na capacidade de atuação em um ambiente de guerra eletrônica, além de uma melhoria na coordenação dos sistemas embarcados”, destaca.

Missão
A aeronave E99 é capaz de detectar alvos aéreos e transmitir as informações de detecção para os centros de controle em terra. Além disso, cumpre missões de Controle e Alarme em Voo, com a participação de aeronaves de caça em voos de defesa aérea, de Busca e Salvamento e de Vigilância e Controle do Espaço Aéreo. “O E-99M terá ampliada a sua capacidade de integração com as novas plataformas da FAB, como por exemplo o F-39 Gripen e o KC-390”, conclui o Coronel Wilson.

domingo, 25 de agosto de 2019

Especial de Domingo

Sábado Aéreo em Taubaté (SP) comemora o Centenário da Escola de Aviação Militar
Com um dia festivo chamado de Sábado Aéreo, nas instalações do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), houve ontem, 24 de agosto de 2019, mais uma comemoração do centenário de criação da Escola de Aviação Militar (EAvM). Cerca de 30 mil pessoas estiveram no CAvEx acompanhando atividades aéreas e outras atrações no pátio e hangares da Aviação do Exército Brasileiro (EB).

Esquadrilha da Fumaça 
O ponto culminante da festa foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com sete aeronaves A-29 Super Tucano. Antes do show que arrebatou a atenção dos visitantes, um item de não conformidade fez com que a aeronave número 7 fizesse um pouso minutos após a decolagem e fosse substituída pela número 4, que estava em solo como reserva, seguindo imediatamente para compor o time e executar as manobras acrobáticas mais esperadas pelo público, incluindo aquelas em que a aeronave chega à velocidade zero no topo, ganhando energia em seguida no voo em descida e aquelas em que há um aparente cruzamento nas trajetórias dos aviões.

Esquadrilha CEU
A Esquadrilha CEU, do Rio de Janeiro, também se apresentou no Sábado Aéreo com aeronaves experimentais do tipo RV.

Os pilotos, alguns oriundos da FAB, desenharam no céu um conjunto de evoluções, muitas das quais fizeram parte do arranjo então empregado pela Esquadrilha da Fumaça, na época em que era equipada com os aviões NA T-6.

Exposição de aeronaves

Estavam expostos todos os tipos de helicópteros operados pela aviação da força terrestre, um helicóptero Seahawk da Marinha do Brasil, um helicóptero Esquilo da Polícia de São Paulo e aviões Brasília, T-27 Tucano e T-25 Universal da Força Aérea Brasileira. Também foi possível o acesso aos aviões do Aeroclube Regional de Taubaté, com monitoria de pilotos e alunos, oferecendo oportunidade para voos panorâmicos, em dias posteriores ao evento. No pátio, além das aeronaves, estavam expostas coleções de automóveis e motocicletas.

Helicópteros do Exército
Uma frota de helicópteros do Exército fez voos em formatura, além de demonstrar içamento de um veículo de transporte terrestre, desembarque de soldados por rapel e condução de militares em um cabo suspenso. Um aparelho do tipo Jaguar fez lançamento de paraquedistas.

Hangar
Dezenas de estandes foram montados no interior de um dos hangares, para promoções institucionais ou venda de objetos e serviços relacionados ao meio aeronáutico e militar. Do lado de fora, carros de comida ofereciam uma variedade de lanches e bebidas. Ainda no pátio existiam atrações para o público infantil.

100 anos da EAvM
Na parte cultural do evento, comemorando os 100 anos da EAvM, foi apresentada uma exposição de imagens históricas dos primórdios da atividade aérea militar, desde 1919, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Outra mostra interessante foi preparada pelo Núcleo do Museu da Aviação do Exército, apresentando rica coleção de maquetes de aparelhos empregados pela Aviação Militar, indo desde o Nieuport 82 E2, primeiro avião de instrução de voo na EAvM, até os modernos helicópteros hoje empregados pela força terrestre, com a denominação de Aviação do Exército. Também foi apresentada uma maquete das instalações da escola formadora das primeiras turmas da Aviação Militar, além de vestimentas de voo dos pioneiros da atual fase de emprego de veículos aéreos pelo EB, iniciada em fins dos anos 1980.

Monumento
Logo na entrada da organização, os visitantes viam uma recente incorporação ao espaço do jazigo do capitão Ricardo Kirk, patrono da Aviação do Exército, o qual passou a ostentar três helicópteros recuperados, cujos modelos contribuíram para formar novos pilotos, desde a reintrodução do vetor aéreo pelo Exército: um H13 da Força Aérea Brasileira, um Jet Ranger da Marinha do Brasil e um Esquilo do próprio EB.

sábado, 24 de agosto de 2019

KC-390

Portugal define compra de 5 cargueiros Embraer KC-390
O governo de Portugal assinou, dia 22 de agosto de 2019, o contrato para a compra de cinco aviões KC-390. O cargueiro militar KC-390 é o maior avião já produzido no Brasil e essa é a primeira venda para uma força aérea estrangeira. As entregas começam em 2023. A frota de KC-390 substituirá modelos C130, que estão no limite do uso. O cargueiro da Embraer é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), podendo operar em pistas não pavimentadas ou danificadas.

Reabastecimento
A fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio de rampa. A aeronave pode reabastecer caças e também ser reabastecida em voo. O governo português informo, em julho, que as aeronaves terão duplo uso - militar e também civil - sendo usada, por exemplo, em ações de combate a incêndios. O KC foi desenvolvido pela Embraer para atender a Força Aérea Brasileira (FAB). Foram 28 unidades vendidas em 2014, sendo que a primeira entrega está prevista para setembro de 2019.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sábado Aéreo em Taubaté

Aviação do Exército promove o Sábado Aéreo em Taubaté (SP)
A Esquadrilha da Fumaça participa, neste dia 24 de agosto de 2019, do Sábado Aéreo do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP). O evento faz parte das comemorações do Exército Brasileiro (EB) alusivas ao centenário de criação da Escola de Aviação Militar. O evento tem início às 9h e, além de diversas atividades em solo, como exposição de aeronaves, grupo de reencenação histórica, exposição de carros antigos, o Sábado Aéreo também oferece uma série de atividades aéreas para o público presente. Na programação, salto de paraquedistas, apresentação da Esquadrilha CEU, com aeronaves RV e conjunto de manobras semelhante ao praticado pela Esquadrilha da Fumaça na fase T-6, demonstrações da aviação do Exército e, a partir das 16h, demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

Ingresso grátis
A entrada é franca e é necessário apresentar ingresso, que pode ser retirado no site do CAvEx por meio do endereço www.cavex.eb.mil.br. A organização incentiva os participantes a doarem um quilo de alimento não perecível.

100 anos da EAvM
O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira compartilham do mesmo berço da aviação no país, o Campo dos Afonsos, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Após o término da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), com aproveitamento das instalações advindas do Aeroclube do Brasil e Escola Brasileira de Aviação, após uma visita do Alberto Santos Dumont, foi inaugurada no local a Escola de Aviação Militar (EAvM), em 1919, pertencente ao EB. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, as instalações e equipamentos passaram para a recém criada FAB, que continuou com a formação de aviadores no local com a Escola de Aeronáutica, precursora da Academia da Força Aérea (AFA).

Ingressos: www.cavex.eb.mil.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Transporte Aéreo

Passaredo adquire a MAP Linhas Aéreas
A Passaredo Linhas Aéreas anunciou ontem, 21 de agosto de 2019, a aquisição de 100% do controle societário da empresa MAP Linhas Aéreas. Com a transação, a empresa amplia suas operações em São Paulo, incluindo os novos voos em Congonhas, SP, que seriam da MAP, após o encerramento das atividades da Avianca. Poderá realizar 26 operações diárias na ponte aérea Rio-São Paulo As duas empresas participam com menos de 0,5% do mercado nacional e voam com aeronaves menores que as rivais Latam e Gol.

Região Norte
A Passaredo, em nota, comunica ter o objetivo de manter todas as operações atuais da MAP, assim como todos os postos de trabalho nas bases operacionais e na sede da empresa, em Manaus. “Sempre tivemos muito interesse na Região Norte, mas a dificuldade logística nunca permitiu nossa expansão para aqueles mercados. Agora, com uma estrutura completa em Manaus, inclusive de manutenção, poderemos dedicar uma frota de aeronaves para assumir as operações regulares no Norte", afirmou o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho. A empresa ficará com uma frota de 13 aviões modelo ATR , sendo três deles previstos para chegar nos próximos 45 dias.

Ozires Silva

Pioneiro da Embraer Ozires Silva recebe honraria da assembleia paulista
No dia em que a Embraer celebrava o seu cinquentenário, 19 de agosto de 2019, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conferia ao engenheiro, coronel da Força Aérea e confundador da Embraer Ozires Silva, 88 anos, a maior condecoração da Casa legislativa paulista: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. A outorga foi proposta pela deputada Letícia Aguiar, em reconhecimento ao legado de Ozires para a indústria aeronáutica brasileira. "O brasileiro não se leva muito a sério, se coloca no final da fila. Em São José dos Campos, interior paulista e berço da Embraer, nós acreditamos que podíamos ser grandes desde o início, com uma pequena equipe trabalhando muito forte no que imaginávamos e com muito carinho, porque queríamos fazer algo para que o nosso país pudesse crescer", declarou. "Quero agradecer muito a concessão dessa homenagem que, segundo me consta, é concedida raramente. Estou muito grato", acrescentou.

Aeronáutica
Ozires Silva - formado aviador pela Escola de Aeronáutica (precursora da Academia da Força Aérea) e engenheiro pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) - foi um dos responsáveis pela concepção do avião bimotor Bandeirante, que deu início à moderna indústria aeronáutica brasileira e cujo desenvolvimento resultou na criação da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), para que o modelo fosse fabricado em série e ganhasse sucesso em todos os continentes. Ozires, além de cofundador da Embraer, foi presidente da empresa e também ocupou o cargo de ministro da Infraestrutura na década de 1990.

Homenagens
Entre outras homenagens já recebidas, Ozires é um dos poucos brasileiros a receber em vida uma estátua como reverência. Ela ornamenta um espaço para a Bandeira Nacional, próximo aos alojamentos dos alunos do ITA, no campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). Este monumento a Ozires Silva, inaugurado em outubro de 2018, foi uma iniciativa do DCTA, ITA e CASD (Centro Acadêmico Santos Dumont). A outorga do Colar de Honra do Mérito Legislativo do Estado e a estátua no DCTA fazem parte do conjunto de 30 condecorações nacionais e 25 homenagens fora do Brasil conferidas a Ozires Silva.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Museus

Guaramiranga (CE) inaugura museu com artigos aeronáuticos
Foi inaugurado, no dia 16 de agosto de 2019, em Guaramiranga (CE), município localizado a 120 km de Fortaleza, o Museu das Turmas de 1973 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e de 1976 da Academia da Força Aérea (AFA). O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Coronel Aviador Alex Pereira de Souza, dos integrantes das turmas, além de autoridades civis e militares.

Memória
O Tenente-Brigadeiro Botelho, que foi aluno da turma de 1973, ressaltou a importância de destacar a memória da Força Aérea Brasileira. “Esse museu é uma memória para a FAB. É muito importante manter viva toda a história e tradição da nossa Instituição e esse acervo representa a continuidade de nossa trajetória”, disse. A iniciativa da montagem do museu foi da Turma de 1973 e concretizada pelo senhor Joaquim Caracas, ex-aluno da EPCAR, que jamais esqueceu a Turma e os ensinamentos ministrados na Escola. “Esse museu é a representação de uma grande amizade que tive a oportunidade de construir”, declarou.

Fachada da EPCAR
A entrada do museu foi construída com as mesmas características da fachada da EPCAR. Além de uma aeronave AT-26 Xavante e um simulador de voo, o visitante encontrará exposições de uniformes, fotografias e artigos relacionados à aviação.

Fonte: FAB

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Embraer 50 anos

Espetáculo e desfile aéreo celebram os 50 anos da Embraer

A Embraer celebrou, ontem, 19 de agosto de 2019, seu cinquentenário de criação. No pátio da unidade da empresa, em São José dos Campos (SP), milhares de funcionários e convidados assistiram a um show, com participação de músicos, patinadores e crianças em coreografia alusiva à data, seguido de um desfile aéreo com mais de uma dúzia de aeronaves, desde o primeiro produto da Embraer, o bimotor Bandeirante, até o cargueiro militar KC-390, a ser entregue ao mercado a partir deste semestre.

Ozires
No ato de homenagem aos presidentes da Embraer, presenteados com uma maquete do KC-390 com a marca dos 50 anos na empenagem, o pioneiro e cofundador Ozires Silva, 88 anos, foi ovacionado pelo público e em seu breve discurso dirigido aos funcionários afirmou: “Sinceramente não esperava que nos 50 anos tivéssemos os desafios que temos pela frente. Vocês são grandes; são muito maiores do que imaginam”. Entre palavras de incentivo e agradecimento, concluiu: “O mundo não está nos esperando. Vamos ao encontro do mundo, para mostrarmos que somos vencedores”.

Desfile aéreo
Para encerrar a celebração, sob um céu nublado, mais de uma dúzia de aeronaves em várias formações fizeram passagens sobre o aeroporto de São José dos Campos, tendo como avião líder o KC-390.

Fazia parte da frota comemorativa um Bandeirante, aparelho que foi projetado, no início dos anos 1960, nas atividades do atual DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, com os primeiros protótipos montados no hangar X-10. Em seguida, para possibilitar a fabricação em série da aeronave, que fez sucesso em todos os continentes, foi fundada, em 19 de agosto de 1969, a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica. O Bandeirante fez o voo em formatura com quatro aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça.

Vídeo da celebração: Clique aqui 

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Embraer 50 anos

Embraer 50 Anos - Uma Jornada Fantástica
Hoje, 19 de agosto, comemora-se o 50º aniversário da EMBRAER em São José dos Campos - SP. Assista ao show aéreo e às apresentações no link: https://youtu.be/LCN5TBGk7yE

domingo, 18 de agosto de 2019

Especial de Domingo

Confira os destaques da AirVenture Oshkosh 2019, com texto e fotos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo!

Oshkosh 2019

Viagem à AirVenture Oshkosh 2019,
a maior feira de aviação no mundo

A cidade de Oshkosh, de 67 mil habitantes, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, sediou, pela quinquagésima vez, de 22 a 28 de julho de 2019, a AirVenture Oshkosh, confirmada como o maior evento da aviação mundial.

Segundo a entidade promotora da feira, a Associação de Aviação Experimental (EAA – Experimental Aircraft Association), foram movimentadas mais de 10 mil aeronaves e cerca de 642 mil visitantes.

Caças
Os destaques da edição 2019 da AirVenture foram as demonstrações com aeronaves que conferem aos Estados Unidos a superioridade aérea militar, com os caças supersônicos de última geração, o F22 Raptor e o F35 Lightning. Em shows diários, os aparelhos arrebataram as atenções do público, tanto pela intensidade do ruído produzido pelos seus potentes motores, quanto pela versatilidade na alteração das trajetórias de voo, mediante curvas e subidas abruptas, além da possibilidade de voarem em velocidades reduzidíssimas. Essas potentes máquinas voadoras se apresentaram em voo solo ou em formação com ícones da indústria aeronáutica antiga, como o caça P51 Mustang, empregado na Segunda Guerra Mundial.


Nos shows da tarde, a aviação de caça e de ataque ao solo fazia a festa, encenando uma peça de teatro voador, quando dezenas de aviões circulavam no lado leste do campo e simulavam ataques ao solo, materializados por voos rasantes e explosões controladas no solo, produzindo ruído e uma cortina de fogo e fumaça, tudo com efusiva narração de locutores. Em atos dessa peça, houve momentos de homenagem aos pilotos mortos em combate, quando, após uma série de evoluções, uma formação passa sem um dos componentes, simbolizando a perda em batalha. Este momento é coroado com o toque de silêncio e todos os americanos, em sinal de patriotismo, se levantam e retiram seus bonés e chapéus, em memória dos heróis nacionais. Ato que, em sinal de respeito, também é seguido por visitantes de outros países. O mesmo sinal de respeito e espírito de amor à pátria ocorre nas demonstrações de paraquedismo, quando uma dupla de saltadores traz a bandeira americana, enquanto um cantor lírico entoa o hino nacional.

Shows aéreos


No palco aéreo acima da pista 18/36 e no setor leste do aeroporto Wittman Field, de frente para o público, mantido afastado da área de decolagem apenas por um risco no gramado, manobravam, nas tardes de Oshkosh, além dos poderosos F22 e F35, exemplares militares de todos os tempos, como o A10 Thunderbolt II, F86 Sabre, A1, P40, P51, P47, T6, T-28 Trojan e uma vasta coleção de equipamentos oriundos das forças armadas americanas e hoje - ainda com seus antigos padrões de pintura - operados por civis, por meio de pessoas físicas ou instituições. Como os Corsair F4U, Bearcats, Grumman F6F Hellcat, entre outros. Também manobraram esquadrilhas diversas: de C47, de RV, de caças, de T6. Houve muitos shows individuais, com os principais ases da acrobacia aérea. Uma curiosidade foi o processo de união aplicado a dois Sukhois, tornando-os uma única aeronave de fuselagem dupla, cuja apresentação chamava a atenção por ter, além dos motores a pistão, um motor jato auxiliar, acionado em determinadas manobras. A mesma aparência se via nos voos de um XP-82 Twin Mustang, reconstruído em 2018, também avião de dupla fuselagem, com motor a pistão, produzido a partir de 1945 e utilizado na Guerra da Coréia. Uma novidade foi um pequeno avião concebido no Japão como “cartoon” e transformado em projeto aeronáutico.

Clássicos

Entre os aviões clássicos, os visitantes de Oshkosh viram mais de uma dúzia de DC3 Douglas (C47), celebrando o aniversário de número 75 do Dia D, quando as forças aliadas da Segunda Guerra Mundial, em 6 de junho de 1944, fizeram o desembarque de tropas na Normandia, na investida crucial para por fim ao conflito contra as forças nazistas e fascistas. Nessa operação, dezenas de C47 foram vitais para o sucesso da missão.

50 anos da chegada à Lua

Oshkosh 2019 também comemorou o cinquentenário da chegada do homem à Lua, com as missões Apolo. No estande da Nasa, o público pode ter contato com material de divulgação dos seus atuais projetos. No espaço KidVenture, um hangar apresentava atividades com foguetes e simulador de módulos de nave, para entretenimento de crianças. Um voluntário trajando vestimenta de astronauta participava de atividades culturais.

Paradas
As paradas, que são uma tradição americana, encantaram os visitantes da AirVenture. Assim foi com a parada dos veteranos e a das crianças com seus velocípedes em forma de aeronaves, da qual participaram cerca de 60 aviões de pedal. A parada dos visitantes estrangeiros teve animada participação de brasileiros, entre mais de 2.7oo pessoas de várias partes do planeta.

Show aéreo noturno
Perfazendo, em dois dias da semana, shows aéreos noturnos, participaram paraquedistas, caças e a esquadrilha de T6 Texan AeroShell. Na pista de pouso, o público ainda observava as labaredas saindo de um caminhão movido por motor jato aeronáutico. Ao final, um espetáculo com queima de fogos de artifício.

Aeronaves de grande porte
Gigantes do ar se revezavam diariamente na “west ramp”, nomeada Boeing Plaza, um grande pátio ao lado do qual ficava o estande da Embraer apresentando o jato executivo Phenom. Enquanto um bombardeiro B-29 (a super fortaleza voadora) e um B-17 (a fortaleza voadora) marcavam presença diária no local, a cada manhã uma nova grande aeronave se posicionava. Assim foi possível, por exemplo, o acesso do público a um Boeing 747-8F da UPS (celebrando o cinquentenário de lançamento da aeronave), ao cargueiro militar Galaxy C5, a um Boeing 787 Dreamliner da United, aos aviões de reabastecimento em voo Boeing KC46 e C135 Stratotanker da USAF, e ao LC-130H Hércules da Guarda Aérea Nacional, dotado de esquis, para operações no gelo.

Aeronaves de pequeno porte
A aviação de menor porte para lazer, instrução, transporte e especialmente os experimentais “homebuilts” se espalhavam por todos os espaços do campo, quer em estandes promocionais, em espaços sob árvores e em estacionamentos para aviões de todas as marcas, modelos e datas de fabricação. Incluindo aqueles estacionados em camping, área em que seus operadores armam as barracas ao lado das aeronaves, para permanência durante o período da feira, com apoio de instalação fixa para higiene e refeição. Desta forma era possível ver, bem de perto e sem cordão de isolamento, uma infinidade de aeronaves, como os modernos aparelhos em material composto, em alumínio aeronáutico e os antigos em estruturada entelada, muitos recuperados e ostentando as logomarcas dos primeiros serviços de transporte aéreo, no setor dos “vintages” dos anos 30 e 40 do século passado. E na pista de ultraleves se assistia a um vai e vem de dezenas de pequenos aparelhos leves e interessantes.

Anfíbios
Na área principal da feira, marcava presença um aparelho anfíbio para combate a incêndio, o canadense CL215, que realizou voos de demonstração. Outros anfíbios, se alinhavam nos gramados, como o Seabee (Republic RC-3), além de Cessnas e Pipers dotados de flutuadores. Os visitantes podiam ver na base de hidroaviões (Seaplane Base), fora do ambiente principal da feira, a operação no lago Winnebago. O acesso era feito em ônibus, partindo de um ponto próximo à cabeceira da pista 36 ou da estação na entrada principal da feira. Nesse local, no lago circundado por mata típica, era possível ver dezenas de aviões anfíbios, cujas movimentações naquele hidroaeródromo eram monitoradas por voluntários controladores de tráfego, operando rádios postados sobre uma plataforma de madeira à beira d’água e abrigados por guarda-sóis, ambiente bem diferente de uma torre de controle convencional.


E mais diferente, ainda, da torre do aeroporto Wittman Field, a mais movimentada do mundo (the world’s busiest tower) durante a semana da AirVenture, com tráfego cinco vezes maior que o do Aeroporto O’Hare, em Chicago.

Warbirds

Na parte norte do campo o visitante encontrava uma vasta frota de aviões militares, muitos empregados em guerras, como a Segunda Mundial e a da Coréia. O espaço é chamado de “Warbirds” (pássaros de guerra) e podia ser acessado sem restrições, sendo evacuado apenas na hora do show da tarde, quando começariam os acionamentos de motores. Nesse espaço foi possível ver máquinas muito bem cuidadas, parecendo novinhas de fábrica. Lá estavam Texans T6, Mustangs P51, Warhawk P40, Vought FU Corsair, B25, B24, C47 e uma série de outras relíquias com motores a pistão, como se estivessem contando a história.

Museu
Um programa agradável para o visitante de Oshkosh 2019 foi a visita ao Museu da EAA, contemplando no interior várias relíquias que contam de maneira didática e sensorial a história da aviação, com aeronaves significativas, simuladores, jogos, filmes e ambientes de interação homem-máquina.

Crianças
Em meio à tecnologia, novas e antigas aeronaves, chama a atenção em Oshkosh a KidVenture, uma área próxima ao museu com hangares tornados oficinas de instrução, nas quais crianças de forma lúdica e didática, com apoio de voluntários, executam tarefas e montam objetos que estimulam o aprendizado por técnicas e procedimentos ligados à aviação, como forma de incentivo para carreiras em mecânica, pilotagem e outros serviços. Para atender às crianças foram mobilizados mais de 400 voluntários, que trabalharam 12 mil horas para fazer da KidVenture uma realidade. Entre os apoiadores de 2019 nas oficinas de orientação das crianças estava a brasileira Marly Raukins, catarinense de Mafra, radicada nos Estados Unidos, que viajou da Flórida até Oshkosh para, juntamente com o esposo, ser voluntária durante uma semana na KidVenture, na oficina de aspectos ligados aos motores. Segundo ela, é muito importante a participação de adultos como voluntários para compartilhar suas experiências e seus estímulos visando o futuro das crianças. Nas oficinas as crianças recebiam um cartão de controle de presença nos vários módulos. Na parte de mecânica, a cada quatro ou oito participações, as crianças ganhavam um conjunto de ferramentas. Na parte de pilotagem, os garotos e garotas participavam de inspeção preliminar de voo num avião Cessna 150, aprendiam como se comunicar com controladores de tráfego aéreo e aspectos de meteorologia, entre outras experiências relacionadas à operação de aviões. Ao final da passagem pelas oficinas, recebiam certificados e brevês, entre outros presentes. O sentido positivo da KidVenture inspirou a criação, no Brasil, do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação. Em 2019, no espaço KidVenture, crianças de 5 a 14 anos participaram, ainda, de várias experiências, tais como a construção de um rádio para ouvir o serviço de controle de tráfego aéreo, pilotagem em simuladores, um com jato em realidade virtual provido pela Força Aérea e outro do bombardeiro Mitchell B-25, construção e lançamento de foguetes, entre outras atividades.

Voos em aviões antigos
Outra atração para os visitantes de Oshkosh foram os voos locais. Foi possível voar na fortaleza voadora B-17 (por 475 dólares) , no Ford trimotor de 1929 (a 77 dólares) e no helicóptero Bell-47 (por 49). Estes aparelhos atenderam a 6.893 passageiros.