Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 28 de março de 2023

Inauguração do ESCAU

Inaugurado o Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba


Na noite de 27 de março de 2023, uma singela solenidade marcou a inauguração do ESCAU - Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique, sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação. A cessão do espaço pela Diretora Geral e Mantenedora da escola, a pedagoga Ana Maria Salerno de Almeida, representou o coroamento de mais de uma década de esforços dos voluntários do NINJA para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens.


Num ambiente amplo, integrado à rotina da escola, duas aeronaves recuperadas pelos voluntários do NINJA ficarão permanentemente expostas auxiliando na instrução de crianças e jovens, proporcionando diversas atividades lúdicas.


O lançamento do ESCAU ocorreu no Café Voador, atividade mensal promovida pelo NINJA e pelo Aeroclube de Ubatuba para integrar entusiastas em aviação, residentes e turistas. O acervo do ESCAU conta com expositores, maquetes, componentes de aeronaves, aeromodelos, fotos, documentos, livros e revistas. A história da aviação em Ubatuba é destacada em painéis que serão distribuídos pela escola.


A aviação geral também é prestigiada e o calendário de eventos do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba já sinaliza uma intensa programação para 2023. Destaque para os 80 anos do mais famoso livro de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe e para a inauguração da "Praça Santos Dumont" comemorando o sesquicentenário do genial brasileiro, que será instalada em frente ao Núcleo de Esportes e Lazer do Colégio Dominique. 


O ubatubense Gastão Madeira, reconhecido como um pioneiro da aviação no início do século XX, terá uma homenagem especial em junho, mês de seu nascimento. Uma série de atividades ocorrerá no ESCAU em sua memória. 


Contando com a infraestrutura do Colégio Dominique, os coordenadores já se comprometeram com autoridades municipais que organizarão a 2ª Semana de Aviação de Ubatuba - em setembro - em tornar o ESCAU um polo para oficinas e atividades para crianças e jovens, complementares às previstas para o aeroporto da cidade.


Os esforços dos voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - que culminaram no surgimento do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba - ESCAU - revelam que a perseverança e a dedicação por esta boa causa garantiram bons frutos.

Ninja-Brasil: versão para a web