NINJA - Saiba mais:

sábado, 17 de abril de 2010

NINJA - Detalhes do Projeto

NÚCLEO INFANTOJUVENIL DE AVIAÇÃO

www.ninja-brasil.blogspot.com
Contato: ninja.aero@gmail.com


Introdução:
“O Brasil é um país de dimensões continentais!”
Quantas vezes já ouvimos essa afirmação?
Ela tem um significado real que nos apresenta um grande desafio.
Foi com muito esforço que aumentamos nossas fronteiras e conseguimos manter, sob uma mesma língua, esse imenso território.
Como estratégia para interligar o país, a opção brasileira foi o transporte rodoviário.
Entretanto, temos comunidades instaladas nos mais distantes pontos, algumas completamente isoladas, com limitada infra-estrutura de comunicação, auxílio médico e outras atividades essenciais.
Vale registrar que nosso transporte fluvial e marítimo ainda não conquistou um papel preponderante e a malha ferroviária ainda está distante de atingir a qualidade estrutural que merece.
Devemos considerar, também, que a frota de carros, ônibus e caminhões tem causado grandes congestionamentos em cidades e rodovias, estas com visíveis problemas de conservação.
Por essas e outras razões, estamos presenciando o fortalecimento do transporte aéreo brasileiro, com uma nova postura do governo e um maior investimento das companhias aéreas.
Isso indica que o mercado precisará de mão de obra qualificada e, para tanto, queremos dar a nossa contribuição, difundindo a cultura aeronáutica entre crianças e jovens, preparando o caminho para os profissionais do amanhã.

Implantação:
A estratégia adotada foi criar o Ninja – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, que conta atualmente com o incentivo do Instituto Salerno-Chieus (Colégio Dominique), da EACT - Escola de Aviação Civil de Taubaté (Aeroclube Regional de Taubaté-SP), da Icomunic Produtora e da BCA Consultoria.
Continuamos na prospecção de novos parceiros.
Se você for um deles, entre em contato: ninja.aero@gmail.com
O Ninja é instalado em escolas de ensino fundamental e médio, mediante convênio.

Projeto Piloto:
Em 2010 o Ninja está implantado no Colégio Dominique, em Ubatuba-SP.
Trata-se da primeira experiência prática, que servirá como referência para a criação de novos Ninjas em outras escolas brasileiras.

Programação:
►Para as crianças do 3º até o 5º ano do ensino fundamental a atividade está prevista para o horário letivo normal, procurando integrar o conteúdo às disciplinas do núcleo comum do estabelecimento de ensino conveniado.

►Para os estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental, os encontros ocorrem uma vez por semana, no contra-turno ao horário escolar, sendo dois tempos de 50 minutos, separados por um intervalo de 10 minutos.

►O conteúdo é organizado em módulos. Cada módulo tem a duração de seis meses (abril/maio/junho/agosto/setembro/outubro). O Coordenador poderá montar as turmas seguindo outros critérios.

►Em 23 de outubro, Dia do Aviador, ocorre a solenidade de conclusão do módulo, com a entrega de certificados.

►Para as crianças de até 12 anos há muita atividade lúdica; iniciação ao aeromodelismo e apresentação de filmes.

►Para os jovens dos 13 aos 17 anos a programação prevê:
curso teórico; palestras com especialistas; apresentação de filmes; distribuição de clippings; simulação de voo em computador; organização de visitas monitoradas a instituições aeronáuticas; grupos de estudos avançados.

Custos:
Todas as ações são voluntárias.

A escola conveniada deverá apresentar um professor monitor, que será treinado por coordenadores do Ninja.

Todas as atividades teóricas aplicadas ocorrem através de vídeo aulas, cedidas às escolas conveniadas.

Não é cobrada mensalidade do aluno para integrar o Ninja. É recomendado, porém, que as instituições de ensino conveniadas exijam bom comportamento e desempenho escolar satisfatório.

Em alguns módulos são previstas visitas monitoradas a instituições aeronáuticas. Nesse caso há, obviamente, despesas de viagem.


Planejamento básico:
O conteúdo é dividido em módulos, de acordo com a faixa etária dos alunos, obedecendo, em linhas gerais, ao seguinte plano:

→ Dos 8 aos 12 anos – Esquadrão Saint-Exupéry:
Atividades lúdicas / Iniciação ao Aeromodelismo.

→ Dos 13 aos 15 anos – Esquadrão Santos-Dumont:
Primeiros conceitos teóricos / Experimentação / Visitas a instituições aeronáuticas.

Estes alunos seguirão um roteiro elementar de atividades, de acordo com a faixa etária:

1) Familiarização com os comandos de um avião e de um helicóptero.

2) História da Aviação
Ícaro (Mitologia).
Aeronaves mais leves que o ar.
Balões –Pe. Bartolomeu de Gusmão.
Santos Dumont
Irmãos Wright.

3) Gravidade
Experiências.
Massa e peso: a ação da gravidade sobre os corpos.
Gravidade na Terra e na Lua.

4) Transformações físicas e químicas.
Lavoisier.
Experiências - Transformações físicas (evaporação da água, formação de gelo, liquefação do gelo).
Transformações químicas (queima de papel).
Lavoisier e a conservação da matéria.

5) Pressão dos fluidos, líquidos e gasosos.
Princípio de Pascal.
A prensa hidráulica.
Vasos comunicantes.
O Princípio da Ação e Reação.
O motor a jato.

6) Pressão atmosférica.
Barômetro.

7) Volume dos gases e temperatura.
Volume dos líquidos e temperatura.
Gelo.

8) Ventos, furacão, chuva.
Importância das previsões de tempo.
Institutos de meteorologia.

9) Umidade do ar.
O Higrômetro.

10) Paraquedas.

11) Formas aerodinâmicas.
O fenômeno do voo.
Construções de aviões de papel / pipas.

12) O autogiro. O helicóptero.
Sikorsky.
Construção de hélices verticais.

13) Motores a vapor.
As primeiras locomotivas.
A força do vapor comprimido.
Os primeiros “vapores” (navios).

14) Motores a explosão.

15) Combustão.
O papel do oxigênio.
O motor a jato.
Como realizar a combustão sem o oxigênio do ar atmosférico.
Como são impulsionados os foguetes espaciais.

16) Astronomia.
Como surgiram as primeiras observações.
Medidas da Terra/Distâncias - Terra aos outros astros.
Medidas indiretas.
Paralaxe.

17) O papel do Sol.
O dia e a noite.
A inclinação do eixo da Terra.
As estações. A vida na Terra.

18) A Rosa dos Ventos.
Como surgiu a idéia de orientação.

19) O magnetismo terrestre.
Imantação.
Como construir ímãs.
A invenção da bússola. Como se navegava (ou se orientava) antes disso.

20) Os mecanismos atuais de orientação.
O radar
O GPS
Grupo Especial de Inspeção em Voo(GEIV)


→ Dos 16 aos 17 anos – Esquadrão Severiano Lins:
Enfoque profissionalizante / Síntese de Meteorologia – Conhecimentos Técnicos – Teoria do Voo – Navegação Aérea – Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Para estes alunos, o roteiro será um resumo do conteúdo trabalhado nos cursos de piloto privado, garantindo os pré-requisitos mínimos ao estudante que tenha interesse em seguir a carreira de piloto ou de comissário de voo:

Conhecimentos Técnicos
Aula 1
O avião e seus componentes
Estrutura do avião

Aula 2
Controles de voo
Trem de pouso

Aula 3
Motores

Aula 4
Operação do motor
Sistema de alimentação

Aula 5
Sistema de lubrificação
Sistema de resfriamento
Sistema hidráulico

Aula 6
Sistema elétrico
Sistema de ignição

Navegação Aérea
Aula 1
Operações angulares

Aula 2
Instrumentos
Proa / Rumo / Rota

Aula 3
Magnetismo Terrestre
Calunga

Aula 4
Nível de cruzeiro
Perfis subida/descida

Aula 5
Estudo do tempo

Aula 6
Plano de voo

Meteorologia
Aula 1
A terra e o sistema solar
Atmosfera terrestre

Aula 2
Calor e temperatura
Pressão atmosférica

Aula 3
Umidade
Nuvens

Aula 4
Vento
Frentes

Aula 5
Condições adversas
Metar

Aula 6
Metar/Speci

Teoria do Voo:
Aula 1
Física – Leis de Newton
Fluidos e Atmosfera

Aula 2
Geometria do Avião
Vetores

Aula 3
Forças Aerodinâmicas
Escoamento

Aula 4
Voos Horizontais
Voo Planado

Aula 5
Voo Ascendente
Voo em Curva

Aula 6
Cargas Dinâmicas
Decolagem e Pouso

Regulamentos de Tráfego Aéreo:
Aula 1
Alfabeto fonético
Unidades de medida

Aula 2
Aeródromos
Numeração Cabeceira
Circuito

Aula 3
Níveis de voo
Regras de voo visual

Aula 4
Cartas

Aula 5
ATZ/CTA/TMA

Aula 6
TWR/APP/CTA

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