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sexta-feira, 25 de junho de 2010

Associações

ABRAFAL
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Aeronaves Leves foi fundada em 6 de março de 1987. São mais de 20 anos de existência, e sua história começa com a popularização dos ultraleves no Brasil. As empresas fundadoras eram: AEROBATTI, ASTRAL, BRASIL AEROESPAÇO, EMBRAULLE, FIBROM, HATSUTA, HR, IMA, IMAER, M.M., PLANASA, NETUNO, PLANATEC, RAIMBOW, SOAR E ULTRALEVE. A maioria dessas empresas não existem mais. Dentre as empresas fundadoras, ainda estão em atividade: MICROLEVE, FLYER E VECTOR (STARFLIGHT). São, portanto, os mais antigos fabricantes de ultraleve no Brasil, ainda em operação.
Na década de 80 e começo da década de 90, o crescimento da frota de aeronaves ultraleves foi vertiginoso. Os primeiros ultraleves eram (e ainda são) conhecidos como "cano e pano", uma expressão originada do inglês "tube and rag". Eram aeronaves de construção bastante simples, que usavam basicamente tubos de alumínio para sua estrutura, e tecido (ou lona) para o revestimento das asas e superfícies de estabilização e comando.
Com o passar dos anos, acompanhando o desenvolvimento dos materiais aeronáuticos, dos equipamentos e acessórios de aviação, e da computação, os projetos dessas aeronaves foram avançando em qualidade, especialmente nas atividades de engenharia (advento dos programas de computador do tipo CAD - Computer Aided Design), nas atividades de construção e fabricação (com os movimentos de Qualidade Total e das certificações ISO) e no produto final (a aeronave), com desempenho e qualidade de voo que nada ficavam a dever às aeronaves homologadas.A indústria brasileira, acompanhando essas tendências, além dos projetos nacionais de aeronaves que aqui já eram fabricadas, passou também a oferecer aos usuários brasileiros, diversas opções de ultraleves importados. No final da década de 90, com uma paridade cambial bastante favorável, diversos modelos dessas aeronaves foram importados. Os fabricantes brasileiros passaram a cuidar de todo o processo de importação e montagem dessas aeronaves, importadas na forma de "kit". Além disso, passou a oferecer assistência técnica desses produtos em todo o território nacional.
Para o público brasileiro, cresceu o leque de opções para o sonho de "comprar e pilotar uma aeronave". Hoje, o ultraleve é não somente o primeiro passo para se entrar no mundo da aviação, como também uma opção cada vez mais razoável para pilotos privados que, voando apenas por lazer e recreação, sentem-se cada vez mais incomodados pelo nível de exigências e custo para se manter e operar uma aeronave homologada.

*Fonte: www.abrafal.com.br/historico