IAE adquire novo telescópio para divulgar Astronomia
O Observatório Astronômico do Núcleo de Atividades Espaciais Educativas (NAEE), integrado ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), recebeu um potente telescópio para a Astronomia amadora.
O novo equipamento, um Telescópio Refletor Newtoniano, de 12 polegadas e portátil, é constituído de um sistema conhecido como “lightbridge” que permite com que a estrutura de tubos do equipamento se movimente, aumentando seu comprimento focal. O telescópio da marca Skywatcher oferece maior nitidez para a visualização de planetas, nebulosas, aglomerados estrelares e globulares, e estrelas.
Segundo os organizadores do Observatório, o novo telescópio, que dispensa ações sofisticadas e é simples de utilizar, foi adquirido com o objetivo de estimular as pessoas a praticar a Astronomia de maneira autônoma.
Diferentemente da Astronomia profissional, que trabalha com a publicação de artigos científicos e utiliza equipamentos como espectrógrafos para a medida de propriedades de um objeto celeste (como composição química e velocidade), a Astronomia amadora pode ser educativa e muito divertida.
Foi o caso da visita programada dos alunos da Escola Áurea Cantinho Rodrigues, de São José dos Campos-SP, cidade sede do IAE. Os 32 estudantes estiveram acompanhados da Coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Iracema Vieira Pinto Seixas, além de professores de geografia, ciências e matemática.
“Esse é um programa de enriquecimento curricular que existe há cinco anos na escola e que oferece uma nova oportunidade para aqueles que, por dificuldades diversas, não puderam retornar ao estudo”, explica Iracema. As aulas são diferenciadas, oferecendo uma maior dinâmica das atividades para tornar mais interessante o aprendizado.
Na sala de aula o grupo pôde discutir o que assimilaram no Observatório. Os alunos debateram o tema, de forma interdisciplinar, e assistiram ao vídeo sobre Sistema Solar, completando o aprendizado de maneira integrada.
A família do servidor do IAE, Ricardo Amâncio dos Anjos, integrou-se ao grupo para também conhecer o Observatório Astronômico e o novo equipamento. Ricardo levou a esposa e os três filhos, que se maravilharam com o que viram, comprovando o que Henri Poincaré, que muito contribuiu para a Astronomia, dizia desde tempos remotos.Poincaré, nascido no século XIX, considerado o matemático mais brilhante que a França produziu naquele século, enfatizava: “A Astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande; é útil porque é bela; é isso que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito.
O Observatório Astronômico
O Observatório que proporcionou a formação da primeira geração de Astrônomos no Brasil, conta ainda com mais dois equipamentos para a visualização astronômica: o telescópio do tipo Newtoniano/Cassegraniano e outro refletor.
O primeiro, fixo dentro da cúpula de observação e considerado o principal, é capaz de proporcionar a observação contínua de um objeto em seu percurso, próprio para a obtenção de fotografias astronômicas de longa exposição.Esse telescópio possui um sistema de acompanhamento que compensa o movimento de Rotação da Terra e permite que o objeto em observação mantenha-se sempre dentro do campo visual.
O segundo telescópio, um Celestron de 8 polegadas, é portátil e também constituído de motor para acompanhamento. Como diferencial, é constituído de um banco de dados com informações sobre objetos celestes, e permite o deslocamento automático do instrumento na direção do elemento que se deseja visualizar. Este sistema é conhecido por “go-to”.
*Fonte: NAEE/IAE