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sábado, 26 de junho de 2010

Dia da Aviação de Busca e Resgate

Para que outros possam viver!
Este é o lema que reflete altruísmo e idealismo, características que representam o fato de certas pessoas arriscarem suas próprias vidas, para que outras possam viver. Este verdadeiro heroísmo é encontrado em todos que participam das missões de busca e salvamento no meio aeronáutico, atuando em catástrofes, acidentes aéreos ou remoção de feridos.
O vinte e seis de junho é a data que a Força Aérea Brasileira reserva para comemorar o Dia da Aviação de Busca e Resgate. Lembra junho de 1967, época do acidente com o C-47 FAB 2068 que voava de Jacareacanga para Cachimbo, no interior do Pará. Por uma falha no sistema de navegação e devido ao período noturno, a aeronave voou inadvertidamente para o rumo oeste e caiu nas cercanias de Tefé, Amazonas. As ações do SAR – Serviço de Busca e Resgate (Search And Rescue) foram vitais para o encontro da aeronave(26/junho) e o resgate dos sobreviventes. Foram envolvidas nas operações mais de trinta aeronaves, que voaram mais de mil horas. No momento do resgate um sobrevivente disse: “Eu sabia que vocês viriam!” Bandeirante SC95B: especial para missões SAR

O Serviço SAR Aeronáutico foi implantado no Brasil em 1947, com as ações do então tenente Sena,especialista em controle de tráfego aéreo. Ele assessorou as autoridades da época para que uma aeronave anfíbia Catalina fosse configurada para atuar exclusivamente em missões de busca e salvamento. Desta forma o CA-10 de matrícula FAB 6510 passou a exibir as cores branco e laranja, iniciando a trajetória do serviço SAR no país. Ao longo dos anos vieram outras aeronaves para essa finalidade, como os SA-16 Albatroz e o primeiro helicóptero da FAB, o H19, carinhosamente apelidado de “A Vaca”, devido a sua típica aparência.O pioneiro H-19D: eficiência em Busca e Salvamento

Esta foi uma das aeronaves pilotadas pelo professor Lemar Gonçalves, grande colaborador e coordenador do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA.
Primeiro aluno da turma de 1952 da Escola de Aeronáutica, antecessora da AFA – Academia da Força Aérea, Lemar integrou o Esquadrão Pelicano - Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, unidade aérea exclusivamente dedicada ao SAR, criada em 6 de dezembro de 1957.Em fevereiro de 1958 os tenentes Lemar Gonçalves e José Mariotto Ferreira dirigiram a equipe responsável pelos trabalhos de montagem e testes das primeiras aeronaves entregues ao 2º/10ºGAV, justamente os helicópteros H-19D.
Nos anos seguintes foram mobilizados para o serviço SAR os helicópteros SH1D e Puma H34, Bandeirante S95, C130 e mais recentemente, o C105 Amazonas, o R99 e o helicóptero H60 Black Hawk.C-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano

O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - homenageia os profissionais da Aviação de Busca e Resgate, reproduzindo trecho da Ordem do Dia do Comandante-Geral de Operações Aéreas, Ten Brig Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier:
"Relembro-vos o memorável 26 de junho de 1967, quando ao chegar ao local do acidente do FAB 2068, os militares do PARA-SAR foram recebidos pelos sobreviventes com aquela célebre frase: “EU SABIA QUE VOCÊS VIRIAM”. Nos dias de hoje, nossas tripulações ratificam diária, silenciosa e anonimamente as palavras emocionadas daqueles homens, garantindo que, “onde quer que haja uma vida em perigo, a ajuda virá nas asas e rotores da Força Aérea Brasileira”. Essa certeza é alicerçada por uma determinação calma, silenciosa e implacável de se realizar a missão a qualquer custo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma longa tradição de altruísmo, a matéria-prima única e especial da qual são forjados os homens e mulheres que labutam na aviação de busca e resgate. A todos, com admiração eu lhes dou os parabéns pelo seu glorioso dia! PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!"