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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Carreiras na aviação civil

Mecânico de aeronaves
O curso de mecânico de aeronaves ou também chamado mecânico de manutenção aeronáutica habilita o candidato a atuar como mecânico qualificado em manutenção de aviões, helicópteros e planadores.
É um profissional altamente qualificado e imprescindível nas empresas aéreas, fábricas de aviões, aeroclubes, e oficinas de aviões. Atua na manutenção preventiva e corretiva, visando sempre a segurança de voo.
Após o módulo básico, há possibilidades de especialização em Células, Grupo Moto Propulsor e Aviônicos. Cada opção tem conteúdo programático próprio que qualifica o mecânico para atividades relativas ao currículo desenvolvido.
O mercado de trabalho tem se tornado bastante promissor do que diz respeito à contratação de mecânicos especializados em aeronaves, uma vez que o setor aéreo se encontra em franco desenvolvimento. Para o pleno reconhecimento, o profissional deve ser formado em escolas homologadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e ter experiência em oficinas homologadas pela agência.
Para a formação do profissional em Mecânica de Aeronaves, há três etapas: a) frequência em curso de formação em escola homologada pela ANAC; b) estágio de formação prática em uma oficina homologada pelo órgão regulador; c) exame aplicado pela ANAC para a obtenção do CCT – Certificado de Conhecimentos Teóricos.
O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica é dividido em módulos teóricos com aproximadamente 4 meses de duração cada um. O módulo básico é comum e obrigatório como pré-requisito para as outras especializações. Após o término do Módulo Básico, o aluno recebe um Certificado e pode fazer livre opção quanto à especialidade que pretende cursar.
Após o término do curso teórico - com comprovação de frequência mínima em 85% das aulas - e das atividades práticas, o aluno deverá submeter-se à realização das provas oficiais da ANAC. Se aprovado no exame com a média mínima7, o aluno recebe seu Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT).Com o Certificado de Conhecimento Teórico, o aluno já está apto para iniciar seus primeiros passos, sendo necessário que realize trabalhos práticos e experiência profissional comprovada por 3 anos em uma oficina homologada. Só depois desse prazo de estágio prático comprovado é que o mecânico pode adquirir o Certificado de Habilitação Técnica que o qualifica definitivamente como profissional.

Conteúdo Teórico
Módulo Básico: Matemática, desenho de aeronaves, física, inglês técnico, aerodinâmica, materiais de aviação e processos, tubulações e conexões, combustíveis e sistema de combustíveis, eletricidade, peso e balanceamento, geradores e motores elétricos, ferramentas manuais, princípios de inspeção e regulamentação da manutenção, regulamentação da profissão de mecânico de aeronaves, primeiros socorros e segurança de voo.

Módulo Especializado em Células: estrutura de aeronaves; sistemas de controle de voo; entelagem e pintura; reparos estruturais; soldagem; sistema de proteção contra chuva, gelo e fogo; sistema hidráulico e trem de pouso; sistema pneumático de pressurização e ar condicionado; sistemas elétricos, sistema de comunicação e navegação; instrumentos.

Módulo Especializado em GMP – Grupo Moto Propulsor: teoria e construção de motores de aeronaves; sistema de admissão e de escapamento; sistema combustível do motor; sistema de ignição e elétrico do motor; sistema de partida do motor; sistema de refrigeração e lubrificação do motor; sistema de proteção contra fogo do motor; hélices; remoção e instalação de motores; operação e manutenção do motor.