A Aviação do Exército Brasileiro
A Aviação do Exército é o segmento aéreo do Exército Brasileiro e foi recriada para proporcionar aeromobilidade à força terrestre, no interesse da defesa da Pátria. Também se constitui num polo de absorção, domínio e difusão de tecnologia e doutrina.HISTÓRICO
A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. Ao Patrono do Exército, Duque de Caxias, coube o pioneirismo de empregar balões cativos em operações militares na América do Sul, com a finalidade de observar as linhas inimigas. Após a Guerra, foi criado o Serviço de Aerostação Militar, cujas atividades balonísticas se desenvolveram por mais quarenta e sete anos.
Em 1913, foi criada a Escola Brasileira de Aviação no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro-RJ, ocasião em que foram adquiridos os primeiros aviões do Exército. Em 1915, esses aviões foram empregados na Campanha do Contestado. O então, Tenente Aviador Ricardo Kirk, Diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, faleceu nesta campanha em 1º de março de 1915 durante uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro-PR. Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Ten Kirk foi promovido "post mortem" ao posto de Capitão. Também por sua importância, é considerado, por todos os aviadores da Força Terrestre, como o maior herói da Aviação do Exército. Em 1927, a Aviação Militar passou por uma fase de reorganização. Com aviões novos foi dado um grande impulso para a Escola de Aviação Militar. A primeira unidade aérea da Aviação Militar foi criada em maio de 1931, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro-RJ.
Por decreto presidencial, em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, atribuindo-se à Força Aérea Brasileira a exclusividade da realização de estudos, serviços ou trabalhos relativos à atividade aérea nacional, reunindo pessoal e material das aviações do Exército e da Marinha. Findava-se nesta época a fase inicial da Aviação do Exército.
REATIVAÇÃO DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
Buscando a modernização e a adequação do Exército ao novo cenário, na década de 80 do século XX, o Estado-Maior do Exército iniciou os estudos doutrinários do emprego de aeronaves de asas rotativas em proveito das forças de superfície.
Os estudos culminaram na criação da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) e do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), em 1986. Fisicamente, a Aviação passou a tomar forma com a instalação do 1º BAvEx na cidade de Taubaté-SP, em janeiro de 1988. Esta localidade foi escolhida, dentre outras, por sua posição estratégica no eixo Rio - São Paulo e por sua proximidade aos importantes centros industriais e de pesquisa na área da aviação, como a Embraer, Helibras e Centro Técnico Aeroespacial. Outro marco da implantação foi a concorrência realizada, em 1987, que culminou com a aquisição de 16 Helicópteros HB 350 L1 - Esquilo (HA-1) e 36 SA - 365 K Pantera (HM-1) do Consórcio Aeroespatiale/Helibras e com a entrega, em abril de 1989, do primeiro helicóptero Esquilo ao 1º BAvEx.
Os pioneiros da nova fase da Aviação do Exército tiveram sua formação nas Forças irmãs Marinha e Aeronáutica. Posteriormente, além de formular e estabelecer doutrinas, a Aviação do Exército é capaz de formar seus próprios especialistas. Em 2010, contabiliza-se mais de 90.000 horas voadas, operando em regiões e climas diversificados, seja na caatinga ou nas imensidões amazônicas, nos pampas ou na cidade. Surpreende pela capacidade de operar em distâncias ditadas pelas dimensões continentais deste País. Destaca-se pela versatilidade, pois, além de apoiar a força militar terrestre, auxilia a comunidade na execução de ações de cunho cívico-social, no resgate aeromédico, na busca e salvamento, no apoio em calamidades públicas e em tantas outras atividades que elevam o nome da instituição.
Hoje, além das unidades sediadas em Taubaté, SP, a Aviação do Exército mantém unidades operacionais em Campo Grande, MS e Manaus, AM. A Aviação do Exéricto Brasileiro opera os seguintes tipos de helicópteros: Esquilo/Fennec (HA1), Pantera (HM1), Black Hawk (HM2), Cougar (HM3) e Caracal (HM5)
INGRESSO NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
Para ingressar na Aviação do Exército o pretendente deve primeiro ingressar no Exército Brasileiro e ser um Oficial ou Sargento. Após realizar os cursos correspondentes, terá as possibilidades a seguir:
Piloto: Ser tenente de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia ou Engenharia.
Gerente (Manutenção, Aviônicos e Administrativo): Ser tenente de carreira das seguintes armas ou quadros: Material Bélico, Comunicações ou Intendência.
Manutenção e Apoio ao Voo: Sargento que tenha realizado um dos cursos oferecidos pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). O ingresso neste estabelecimento de ensino se dá mediante concurso público nacional, aberto também a civis que atendam, além dos requisitos básicos para a carreira militar, outros constantes nos editais que normatizam os concursos.
Inicialmente o aluno frequentará o curso de Formação de Sargentos, com duração de um ano e seis meses, após o qual será promovido à graduação de 3º Sargento de Aviação e será classificado em uma das Organizações Militares da Aviação do Exército. Após dois anos, o sargento retornará ao CIAvEx para realizar um curso de especialização em uma das seguintes áreas: Mecânico de Aeronaves, Mecânico de Aviônicos, Mecânico de Armamento, Controlador de Tráfego Aéreo, Meteorologista, Informações Aeronáuticas, Bombeiro, Resgate e Prevenção e Transporte Aéreo e Suprimento.
Texto: Adaptado pelo Ninja – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, a partir do conteúdo no endereço eletrônico do CAVEX –Comando de Aviação do Exército.
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