NINJA - Saiba mais:

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Esquadrilha da Fumaça

EDA encerra apresentações pela América do Norte
Após sete demonstrações no Canadá e EUA, para um público somado de cerca de um milhão de pessoas e com sobrevoo histórico sobre Nova Iorque, os oito T-27 (Tucano) da Esquadrilha da Fumaça e um C-130 do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (Esquadrão Gordo) iniciaram o caminho de volta ao Brasil, em voos diários de 6 horas em média, partindo de Portsmouth, local da última apresentação, com escalas na Flórida, Porto Rico, Boa Vista e Anápolis.
A Esquadrilha ainda se apresentou na Base Aérea de Anápolis e nas festividades de hoje, 7 de setembro, em Brasília, antes de retornar a sua sede, em Pirassununga, na Academia da Força Aérea.Com um esforço de quase 500 horas de voo e um efetivo de 35 militares, a Esquadrilha da Fumaça representou, mais uma vez, a capacidade do piloto militar brasileiro, dividindo o brilhantismo das manobras com os Thunderbirds da Força Aérea Americana, os Blue Angels da Marinha Americana e os Snowbirds da Força Aérea Canadense.
As demonstrações da Fumaça no exterior possuem um caráter maior que representar a Força Aérea Brasileira, levam o nome do país para fora de nossas fronteiras. “Penso que o êxito foi obtido, pois mesmo com algumas adversidades meteorológicas presentes durante a viagem, por exemplo, o fato de não realizarmos o voo de aprovação exigido pelos órgãos de aviação dos Estados Unidos, que são sempre muito rigorosos, fomos autorizados a realizar a nossa demonstração. O voo em Nova Iorque fora das rotas normais das aeronaves e sempre muito controlado, também demonstra o conhecimento e a confiança que já depositam no Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira”, disse o Tenente-Coronel-Aviador José Aguinaldo de Moura, comandante da Fumaça, no caminho de volta ao Brasil.
O final da viagem da Esquadrilha, bem como ela transcorreu, pode ser acompanhado através do site www.fab.mil.br ou no blog www.esquadrilhadafumaca.com.br/americadonorte_2010.

Fonte: CECOMSAER - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica