Competição de design aeronáutico de 20 a 23/10/2011
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai sediar a XII SAE BRASIL Aerodesign. A prova mais famosa de design aeronáutico no Brasil está marcada para os dias 20 a 23 de outubro, no aeroporto de São José dos Campos (SP). O ITA participa de todas as classes de aeronaves na competição. Cerca de 1.500 participantes já confirmaram presença.
A diferença das competições com as aeronaves da Aerodesign para o aeromodelo tradicional está no transporte de carga. As aeronaves são levadas ao seu limite quando estão próximas da carga máxima, o que torna o voo muito mais complexo.No caso do ITA, 45 alunos dos cursos das Engenharias Aeronáutica e Mecânica participam da elaboração do protótipo para a competição deste ano. Durante a elaboração do projeto, eles aprendem técnicas de projeto de aeronaves, abrangendo disciplinas como aerodinâmica, estruturas, propulsão e mecânica de voo.
SAE Brasil
Na Competição SAE BRASIL Aerodesign, os aviões participam das classes aberta, regular ou micro. A primeira etapa é a Competição de Projeto. Uma comissão de juízes que integra o comitê técnico avalia a apresentação oral, os desenhos técnicos e o relatório do projeto e fazem perguntas a cada equipe.O auge é a etapa de Competição de Voo, em que os aeromodelos participam de oito baterias. Os protótipos devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis crescentes, até o limite de cada projeto. A simulação da carga é feita com barras de chumbo.
Categorias da SAE Brasil Aerodesign:
MICRO:Aeronaves de pequeno porte, com motorização elétrica. Possuem envergadura em torno de 1 metro e transportam cargas na faixa de 2 a 3 kg. É a classe mais nova (iniciou em 2009).
REGULAR: Aeronaves de médio porte. O motor a combustão da aeronave é comercial e deve ser o mesmo para todas as equipes (O.S. 61 FX). Existem restrições de tamanho da aeronave. É a classe mais competitiva. As aeronaves têm envergadura de aproximadamente 2 metros e transportam cerca de 16 kg.
ABERTA: Aeronaves de grande porte. A única restrição está na cilindrada total da configuração. São as aeronaves mais complexas da competição. Atingem até 4 metros de envergadura e transportam até 35 kg.
Fonte: Agência Força Aérea/ITA