Neste 20 de outubro, Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação-Ninja registra a comemoração, sugerindo uma obra que detalha os avanços brasileiros no domínio da tecnologia envolvida para o eficiente desempenho destes profisionais. Boa leitura!
DESTINO: SOBERANIA
Uma parceria entre Fundação Atech e Atech deu origem ao livro "Destino: soberania - O domínio brasileiro da tecnologia no tráfego aéreo" , de autoria dos jornalistas Valéria Rossi e Aldrich Kanashiro. A obra detalha um dos mais importantes capítulos dentro da aviação no País: a busca e a conquista de todo o ciclo do conhecimento da tecnologia para o gerenciamento do espaço aéreo nacional.
O livro apresenta também relatos de personagens importantes do setor, além de imagens que dão contorno a essa trajetória de sucesso. "Destino: soberania" une passado, presente e projeta um cenário futuro, abordando temas como o desenvolvimento do X-4000 - primeiro software 100% nacional de gerenciamento aéreo, e o SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional)- o mais novo sistema que entra em operação no Cindacta II, em Curitiba (PR). Em meio a todos esses acontecimentos, a publicação apresenta a história da Atech, sua criação com o desenvolvimento do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia). "Todo o projeto que for feito para mostrar à sociedade a realidade do trabalho prestado para o País é muito importante. Em especial, o livro "Destino: soberania" presta um importante serviço quando retrata a história do controle do tráfego aéreo nacional. Eu sou admirador desse trabalho, que permite a todos, seja do setor aéreo ou não, compreenderem e conhecerem uma parte da história", comenta o Brigadeiro Sócrates da Costa Monteiro, ex-ministro da Aeronáutica e um dos ilustres personagens ouvidos no livro.
A obra mostra os caminhos trilhados desde a década de 50, com a construção do Centro Técnico Aeroespacial (atual DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), seus centros de estudos e pesquisas incluindo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de onde surgiriam mais tarde a Embraer e a própria Atech. Também mostra o empenho e a determinação da Força Aérea Brasileira no processo de aprimorar e investir cada vez mais no sistema e no preparo dos profissionais que gerenciam os voos pelos céus do Brasil. "Para quem deseja conhecer a história do controle de tráfego aéreo no Brasil e um caso bem sucedido de desenvolvimento tecnológico nacional, o livro é leitura indispensável. A obra é muito bem ilustrada e estruturada, abordando não apenas o passado, mas também o presente e perspectivas futuras de uma área essencial e estratégica para qualquer País", comenta o repórter especializado André Mileski, da revista Tecnologia & Defesa. São 223 páginas de uma história que foi construída gradativamente e onde o leitor terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor quem fez parte dessa evolução pela qual passou o mercado aeroespacial brasileiro.
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