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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Carreiras na Aviação

Mercado atrai jovens para pilotagem de aviões
O crescimento no mercado de aviação no país atrai um número cada vez maior de pessoas interessadas em trabalhar como piloto. Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que, somente em setembro, a demanda por voos domésticos aumentou 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado.
“O mercado está aquecido”, afirma o vice-presidente do Aeroclube de São José dos Campos, Anderson Paixão, responsável pela formação, em média, de 20 pilotos por ano. “Este ano poderemos chegar a até 40 pilotos”, disse Paixão.
Ao todo, a entidade já formou mais de 2.000 pilotos. Recentemente, a Azul Linhas Aéreas levou oito ex-alunos do aeroclube para treinamento na companhia. O instrutor mais antigo da entidade tem dois meses de profissão. “A carreira está em alta.
Segunda-feira (amanhã), um ex-instrutor daqui começa na Trip”, disse Victor Rafael da Silva Conceição, instrutor do Aeroclube, de 26 anos.

Carreira
O salário inicial de um piloto em uma companhia aérea média varia entre 5e 7 mil reais. Instrutores de voo recebem R$ 30 por hora. Mas engana-se quem pensa que o caminho até uma grande empresa é fácil. “Tem que se dedicar muito, inclusive abdicar da família. Não há nada daquela imagem de glamour”, afirma Conceição, que já vendeu dois carros para poder pagar horas de voo, que não são baratas - a hora de atividade em um bimotor chega a R$ 890.
Para completar o curso mais básico para piloto, o PP (Piloto Privado), são necessárias, no mínimo, 40 horas de voo em aeronaves básicas, como o Aeroboero, cujo preço da hora de voo é uma das mais baratas na praça. Já para pleitear uma vaga em uma companhia aérea, são necessárias 150 horas de voo, para habilitação como piloto comercial, e depois mais horas de experiência.
O que poderia ser uma barreira para muitos, se tornou a motivação para Kleber Ricardo de Miranda, 34 anos. Depois de trabalhar como ajudante de limpeza no início da carreira, se prepara para, dentro de um mês, concluir seu curso de PC (Piloto Comercial). “Você não pode desistir. Sempre tive esse sonho de trabalhar com aviação”, afirma Miranda, que já acumula 250 horas de voo.

Comissários de Voo
Além do aumento na procura por cursos de piloto, outras carreiras ligadas à aviação também estão em alta. A escola TAS, de São José dos Campos, SP forma 90 comissários de bordo por ano. O sócio-diretor empresa, Mário Renó, destaca que o crescimento na procura acontece desde 2003.
“Antes, tínhamos turmas de 18, 20 pessoas no máximo. Agora, as classes estão cheias. A procura é grande”, disse Renó.
O curso tem quatro meses de duração. Segundo normas da Anac, a carga horária mínima exigida é de 180h. Na TAS, o curso é de 240 horas.
Assim como no caso dos pilotos, o crescimento na carreira de comissário de bordo está diretamente ligado ao aumento na demanda de voos no país, além de proporcionar uma remuneração acima de outros setores. O salário médio de um comissário de bordo varia de R$ 3.000 a R$ 3.500.

Escolas
Para formação de pilotos e comissários há cursos no Vale do Paraíba Paulista nas cidades de São José dos Campos e Taubaté.
A TAS fica na avenida Francisco José Longo, 414, em São José dos Campos, bairro São Dimas, telefone (12) 3941.6781
O Aeroclube de São José fica na Rodovia dos Tamoios, km 6,5, bairro Putim. Informações sobre curso pelo telefone (12) 3944-1256.
O Aeroclube Regional de Taubaté fica na estrada do Itaim, junto ao Comando de Aviação do Exército, telefone (12) 3621-2277.

Texto: Adaptado de www.ovale.com.br (reportagem de Arthur Costa em 6/11/11)